Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Aluna de enfermagem cria aplicação para ajudar estudantes do IPB a estar mais atentos à saúde mental

 Beatriz Cunha é aluna de enfermagem, do Instituto Politécnico de Bragança, é acaba de lançar uma aplicação para telemóvel que prevê promover o bem-estar mental


O projecto D.R.E.A.M – Alcançar, Abraçar e Reconhecer a Saúde Mental funciona na área da prevenção.

A aluna do politécnico explica que a aplicação funciona como um guia para ajudar quem a utilize. “É uma aplicação para telemóvel e também há uma versão web. É para toda a comunidade do IPB mas o foco são os alunos. Lá, na aplicação, temos várias ferramentas ligadas à saúde mental, ansiedade, depressão, gestão de hábitos saudáveis de vida, como alimentação, higiene do sono. É um guia em que as pessoas têm várias informações. Queremos dar conhecimento da prevenir as doenças mentais. Queremos capacitar os estudantes para que eles reconheçam os factores de risco e saberem como melhorar a sua qualidade de vida, não só na parte física mas também na parte mental”.

A aplicação oferece muito mais do que informações. Há testes para avaliar várias dimensões da saúde mental, nomeadamente depressão e ansiedade. Depois de realizar os testes, os utilizadores recebem o resultado, havendo a possibilidade de o registar. Depois podem monitorizar a sua evolução, fazendo mais testes, ao longo dos dias. “Hoje, toda a gente tem um telemóvel, principalmente os jovens. Portanto, é uma coisa prática e fácil. Queremos que seja algo contínuo, que não seja apenas ‘li ali um artigo, vou aplicar o que li’. Os utilizadores vão receber lembretes do que fazerem e como fazerem. Através dos testes, conseguimos ver ali também a evolução da pessoa e perceber se há um caso que precisa de suporte de profissionais de saúde e encaminhá-lo para que ele possa evoluir positivamente no seu processo”.

O foco de actuação da aplicação é a comunidade académica do IPB, sobretudo estudantes.

O projecto é co-financiado pelo Programa Operacional Capital Humano e pelo Fundo Social Europeu.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário