Devido ao “subfinanciamento” do Governo para com as corporações de bombeiros, a Associação Humanitária de Freixo de Espada à Cinta está a fazer um sorteio de rifas para angariar fundos. O presidente, Edgar Gata, critica o valor que é atribuído à corporação.
“chama-se pomposamente assim, Lei de Financiamento das Associações Humanitárias. Ou seja, da parte do Estado, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, traz-nos 5 mil e qualquer coisa euros por mês. Com este valor, como é que se consegue, intitular de lei de financiamento, chamassem outra coisa qualquer, esmola, subsidio limitado, fosse o que fosse agora, lei de financiamento”, disse.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta defende que o Governo tem de olhar para as necessidades das corporações, sob pena de algumas terminarem por dificuldades financeiras.
“Os custos sobem exponencialmente e se as receitas são as mesmas é evidente que a certa altura as associações são estranguladas. Se a lei é muito limitativa para as associações em geral, para as associações do interior muito mais”, vincou.
Para colmatar estas necessidades, estão a sortear rifas de cinco euros. Os vencedores podem ganhar viagens, em locais onde já viveu o poeta Guerra Junqueiro, natural de Freixo, mas também produtos endógenos.
“O primeiro prémio é uma estadia de 15 dias em Angra do Heroísmo, nos Açores. O segundo prémio são 8 dias em Salamanca e o terceiro prémio é de 6 dias aqui em Freixo, na terra natal do poeta Guerra Junqueiro. Depois mais uns prémios de produtos locais, vinho, azeite. O objetivo é, digamos, honrar ou continuar a divulgação do nome do poeta”, explicou.
Para adquirir uma rifa basta contactar o presidente da associação através do email edgar_gata@hotmail.com ou contacto telefónico 961809216. As informações estão disponíveis na página do Facebook dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta.
O sorteio “pré centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freixo de Espada à Cinta” termina em Março do próximo ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário