Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Luís Ferreira lança romance sobre “A Força do Deserto”

 Luís Ferreira acaba de lançar o livro “A Força do Deserto”


Depois de ter lido um artigo sobre a cultura dos tuaregues, o professor de História decidiu começar a investigar. E foi assim que deu início a mais uma viagem. Este é já o seu 13º livro e admite que muitas ideias foram desmistificadas. “Esses ladrões, esses assaltantes que eles eram, porque tinham que sobreviver, hoje já o não são, mas as caravanas continuam a existir. E este livro desperta o interesse de como um povo no meio do deserto consegue sobreviver. Vive de quê? Vende o quê? Essas caravanas atravessam o deserto para ir para África mais a Sul, criam camelos, vendem camelos, vacas e cabras e trazem para cima aquilo que eles não conseguem ter, que são os cereais e vivem de um comércio que é feito através de caravanas, com mais de 100 camelos, e voltam carregados com cereais”.

O livro é um romance que conta a história de um tuaregue que deixa o Norte de África e vem para a Europa, onde se depara com a cultura ocidental. “Um exemplo de um tuaregue que vem estudar para a Europa e que acaba por viver entre o passado, que é a sua vida anterior no deserto, e um presente que ele enfrenta em França, e entre duas raparigas, uma que é do seu próprio acampamento e outra que não tem nada a ver com isso e conhece na universidade. É um rapaz perdido entre duas culturas, entre dois continentes e cujo amor pelo deserto é tão grande, que se calhar acaba por ter uma força maior do que a cultura ocidental”.

“A Força do Deserto” é um romance, de Luís Ferreira, que faz viajar os leitores entre a cultura ocidental e a cultura dos tuaregues. O colaborador do Jornal Nordeste quis assim desmistificar algumas ideias que ainda existem sobre este povo do Norte de África, numa entrevista, para ouvir na íntegra, esta quinta-feira, depois das 17h.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário