Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de novembro de 2023

Pedidos de apoio à Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda aumentaram nos últimos meses

 São cada vez mais as pessoas com emprego que não conseguem pagar as despesas. Por isso, recorrem à Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda.


Nos últimos meses os pedidos de ajuda têm aumentado, de acordo com o psicólogo da Cáritas, Rui Magalhães:

“A situação das pessoas tem piorado, mesmo para quem está a trabalhar, não conseguem pagar as despesas. Basta que haja uma situação que mexa um pouco com as despesas das pessoas, um problema de saúde, uma conta um pouco maior do que o habitual, já destabiliza totalmente a economia da família e se não tiverem outras pessoas a quem recorrer, recorrem à Cáritas”.

A Cáritas também ajuda na compra de medicamentos. Este era um apoio já prestavam, mas que tem sido cada vez mais recorrente:

“Com as reformas, geralmente são muito baixas, pelo menos daqueles que nos procuram, e não têm como pagar medicamentos. Têm uma série de despesas, sobretudo se tiverem que pagar renda, não conseguem comprar a medicação”.

Com a vinda de muitos estudantes internacionais para o politécnico de Bragança, Rui Magalhães, também coordenador do centro de apoio à integração de migrantes da Cáritas, adianta que tem havido muitos pedidos de roupa:

“A maior parte é estudantes internacionais e sobretudo pela questão da roupa. Tem ido muita gente procurar roupa, porque é um bem que é caro e as pessoas têm que gerir o pouco dinheiro que têm para pagar a renda, as propinas e é uma grande ajuda se conseguirmos arranjar um casaco, um cobertor, camisolas”.

Perante a conjuntura que se vive, com o aumento dos preços e salários baixos, Rui Magalhães tem sérias dúvidas que os pedidos de ajuda diminuam:

“Eu penso que para já dada a conjetura em que estamos a viver, até a nível internacional, não me parece que, para já, estas situações que vão diminuir, pelo contrário”.

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda trabalha em rede com outras instituições para poder ajudar o maior número de pessoas, quer em termos de alimentação, medicamentos, pagamentos de despesas ou doação de roupa.

INFORMAÇÃO E FOTO CIR (Rádio Brigantia)
Onda Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário