Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Ala vai ter capela mortuária, financiada em 50% pelo Governo (Macedo de Cavaleiros)

 A aldeia de Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros, vai ter uma capela mortuária.


Vai custar mais de 43 mil euros, dos quais quase 22 mil vão ser financiados pelo Governo.

Uma estrutura que há muito faz falta à aldeia, que não tem um local adequado para velar os defuntos, refere o presidente da Junta de Freguesia, João Salsas:

“É uma infraestrutura que estava já há muito tempo sonhada, as pessoas sempre a pediram e, finalmente, conseguimos.

Isto resulta de uma candidatura que fizemos, com a ajuda de um nosso conterrâneo.

É uma boa obra para a aldeia pois hoje em dia já não me parece que haja condições nem disponibilidade para ter os defuntos em casa. Portanto, acho que é mesmo necessária.

Quem não tem mesmo o mínimo de condições, utiliza a capela de Santo António mas é pequena e hoje em dia os senhores padres também já não gostam de ir longe buscar os defuntos. A capela mortuária vai ficar aqui mesmo ao lado da igreja.

Fica apenas a faltar capela mortuária numa aldeia da freguesia, o Brinço, na qual iremos, logo que possível, avançar.”

O contrato foi recentemente assinado, na presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

O financiamento surge ao abrigo do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, que aceita candidaturas até 100 mil euros e o financiamento público é de 50%.

Por norma são aprovadas cerca de 25 candidaturas por ano.

Para o Governante, este é um instrumento que permite realizar obras que fazem falta, normalmente nos meios mais pequenos e acrescenta que agora poderão passar a contar também com financiamento oriundo de fundos comunitários:

“É um equipamento ao qual as pessoas da cidade não dão o seu valor porque já o têm, mas o que é certo é que temos de o ter por todo o território, com o mínimo de dignidade para quem está a partir e conforto para quem se está a despedir.

É um equipamento de uso coletivo, essencial e cada vez mais importante nos dias que correm. Este programa existe para isso mesmo.

As juntas de freguesia, pela primeira vez na história dos fundos comunitários, podem recorrer a eles para equipamentos como este ou todos os outros que sejam das juntas, para a sua beneficiação.

É um instrumento que se junta a este programa, comunitário, com muita mais capacidade financeira, no sentido de servir melhor o território.”

Um instrumento que o presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, considera importante para haver investimento nas freguesias, no entanto, admite ser difícil a aprovação de candidaturas:

“Ou a candidatura é muito boa ou temos poucas probabilidades de ter sucesso, porque em todo o país são freguesias imensas e eles têm verbas muito limitadas.”

A construção da Capela Mortuária de Ala terá de ir a concurso público mas a intenção é dar-lhe andamento o mais depressa possível.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário