Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

BUPi chega às aldeias de Carrazeda de Ansiães

 Os habitantes das várias aldeias do concelho de Carrazeda de Ansiães vão poder, a partir de hoje, fazer o registo gratuito dos seus terrenos, sem terem de sair da localidade onde residem


O BUPI - Balcão Único do Prédio, um projecto a nível nacional que serve para identificar propriedades gratuitamente, funciona na vila mas agora também vai percorrer as aldeias. Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, a ideia é criar um trabalho de proximidade. “Fizemos algumas experiências durante cerca de um mês e agora fizemos um calendário para passarmos por todas as aldeias. Há munícipes que têm dificuldades de mobilidade, doença, idade avançada ou falta de transporte e têm dificuldade de fazer o registo. Assim é mais fácil chegarmos a todos”.

O autarca acredita que muitos munícipes vão aderir à iniciativa, registando os seus terrenos. “O nosso objectivo é proporcionar igualdade de oportunidades e não deve haver condicionalismos que impeçam as pessoas de fazer o registo”.

Carrazeda de Ansiães aderiu ao BUPI há dois anos e o autarca registos não têm faltado. “Temos tido um feedback positivo e este ano aumentámos até o número de técnicos alocados ao serviço. Começámos com dois e agora temos quatro. Há alturas do ano em que há picos de afluência mas há sempre marcações”.

A partir de hoje e até dia 22, as aldeias que recebem o BUPI são Parambos e Arnal.

O Balcão único do Prédio é uma plataforma que permite a identificação e registo gratuito de prédios rústicos e mistos. Começou em 2017, como um projecto piloto, ao qual aderiram, em todo o país, 10 municípios. Hoje em dia conta com 145.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário