O BUPI - Balcão Único do Prédio, um projecto a nível nacional que serve para identificar propriedades gratuitamente, funciona na vila mas agora também vai percorrer as aldeias. Segundo o presidente da câmara, João Gonçalves, a ideia é criar um trabalho de proximidade. “Fizemos algumas experiências durante cerca de um mês e agora fizemos um calendário para passarmos por todas as aldeias. Há munícipes que têm dificuldades de mobilidade, doença, idade avançada ou falta de transporte e têm dificuldade de fazer o registo. Assim é mais fácil chegarmos a todos”.
O autarca acredita que muitos munícipes vão aderir à iniciativa, registando os seus terrenos. “O nosso objectivo é proporcionar igualdade de oportunidades e não deve haver condicionalismos que impeçam as pessoas de fazer o registo”.
Carrazeda de Ansiães aderiu ao BUPI há dois anos e o autarca registos não têm faltado. “Temos tido um feedback positivo e este ano aumentámos até o número de técnicos alocados ao serviço. Começámos com dois e agora temos quatro. Há alturas do ano em que há picos de afluência mas há sempre marcações”.
A partir de hoje e até dia 22, as aldeias que recebem o BUPI são Parambos e Arnal.
O Balcão único do Prédio é uma plataforma que permite a identificação e registo gratuito de prédios rústicos e mistos. Começou em 2017, como um projecto piloto, ao qual aderiram, em todo o país, 10 municípios. Hoje em dia conta com 145.
Sem comentários:
Enviar um comentário