Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Entrudo Chocalheiro é Património da Humanidade há quatro anos

 Fez esta terça-feira quatro anos que a comitiva que representou os Caretos de Podence em Bogotá, na Colômbia, cantou vitória com o anúncio do Comité da UNESCO, que confirmava que a tradição destes mascarados do concelho de Macedo de Cavaleiros era reconhecida como Património Imaterial da Humanidade.


Um selo que está sujeito a reavaliação, pelo que, em 2025, os Caretos de Podence terão de garantir, perante os avaliadores, que continuam a cumprir com as normas estipuladas aquando da atribuição da chancela.

O presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro, está confiante de que será renovado:

“Em princípio seria para acontecer em 2024 mas as regras da UNESCO alteraram-se e a apresentação do relatório vai acontecer no final de 2025.

Mas as coisas estão bem e este é um procedimento que tem de se fazer.”

O primeiro marco nesta caminhada chegou em 2017, quando esta tradição secular passou a Património Cultural Imaterial de Portugal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário