Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2024

Comandante da PSP de Bragança preocupado com idade avançada de efectivos

 A média de idades dos cerca de 200 efetivos do comando distrital de Bragança da PSP, que inclui Mirandela e Bragança, é superior a 50 anos e começa a adivinhar-se a curto prazo, a falta de oficiais e de pessoal com funções não policiais, devido às aposentações previstas, sem o respetivo preenchimento dessas vagas acautelado


Preocupações manifestadas pelo comandante da PSP do distrito de Bragança, esta manhã, em Mirandela, durante a cerimónia de comemoração dos 148 anos do comando distrital.

O Superintendente, Carlos Anastácio, fez questão de apresentar estas preocupações ao diretor nacional da PSP. “O que nos está a preocupar é que existem promoções e haverá dois dos oficiais que poderão abandonar o comando por efeito dessas promoções, pelo que importa acautelar anteriormente a acontecer essa situação”, adianta

A mesma preocupação existe quando aos funcionários não policiais. “Durante este ano, estamos a prever que haja dois que vão sair, o que é um número significativo para a aposentação. E, portanto, é importante, e daí que o alerta, estarmos a prever já esta situação e como matar essa deficiência. Há um concurso a nível nacional e, portanto, o que eu tento é sensibilizar aqui o diretor nacional para que sejamos contemplados com os frutos desse concurso”, acrescenta Carlos Anastácio.

Também ao nível das infraestruturas, o Superintendente pediu ao diretor nacional que fosse agilizado o procedimento para se avançar para obras de manutenção nas esquadras da PSP de Bragança e Mirandela, nomeadamente “uma intervenção nos telhados” dos dois edifícios que têm problemas de infiltrações de água. “Temos que contratar serviços externos, só que depois demoram e é necessária autorização nacional e foi isso precisamente que eu tentei desbloquear quando fizermos os procedimentos, o processo seja célere e vejamos os problemas resolvidos”, conta o comandante distrital da PSP.

Sobre estes pedidos, o diretor nacional diz que tomou boa nota deles, mas, em bom rigor, não garantiu que fossem atendidos. “Obviamente que ouvi com muita atenção, isto não é um problema só do comando distrital de Bragança, antes fosse, que se calhar já estaria resolvido. Mas não é por causa disso que a segurança das pessoas e dos territórios são postos em causa”, afirma o superintendente-chefe, Barros Correia, acrescentando que “é de bom tom que se encontrem soluções que ajudem a minimizar essas dificuldades, que elas naturalmente são reais em todo o dispositivo policial”.

O diretor nacional não quis abordar a recente contestação dos agentes da PSP a nível nacional, preferindo destacar o trabalho que tem sido realizado pelos agentes, em concreto no distrito de Bragança. “Não nos podemos esquecer daquelas pessoas que também são polícias, e obviamente é o seu desempenho que tem feito com que este distrito continue a ser um dos distritos mais seguros do país. Portanto, é de enaltecer a que eles trabalham diariamente com esse objetivo, com a vontade de servir permanentemente em prol daquela que é a segurança de todos nós”, refere.

Um desempenho da PSP que foi igualmente sublinhado pelo presidente do município de Mirandela. “Como parceiros estratégicos para tudo o que diz respeito à vida e à qualidade de vida dos nossos cidadãos, o reconhecimento de que a polícia de segurança pública faz parte do nosso dia a dia e representa também a dignidade com que o faz e o respeito com que o faz, estando presente nas nossas atividades diárias, desde as escolas aos idosos, a tudo o que diz respeito ao policiamento de rua. Portanto, foi uma oportunidade importante para fazer este reconhecimento da importância da polícia de segurança pública no nosso território e agradecer o facto de celebrarem este aniversário aqui em Mirandela”, diz a autarca Júlia Rodrigues, este ano a anfitriã destas comemorações.

Nesta cerimónia, que decorreu no auditório do Centro Cultural de Mirandela, foi também assinado um protocolo entre o comando distrital da PSP e a Escola Superior de Educação do IPB, que prevê a realização de estágios curriculares por parte dos alunos nas instalações daquela força de segurança.

Foram ainda condecorados diversos agentes da PSP.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário