Ao longo de dois fins de semana, várias pessoas rumaram ao concelho, onde estiveram presentes cerca de 90 expositores, um número superior às duas edições anteriores.
A hotelaria e restauração esgotaram por estes dias, atesta o presidente da Câmara Municipal, Nuno Ferreira:
“Completamente e os números provam isso.
A hotelaria, o alojamento local, as pensões e residenciais estão completamente esgotadas e já há falta de restaurantes em Freixo porque temos muita gente a nos vir visitar e a estimular a economia local.
Tivemos que aumentar a capacidade do espaço, são cerca de quase 90 expositores, o que tem sido ótimo.
Este é um certame que veio para ficar, para se projetar e hoje é a capital da amendoeira em flor no seu esplendor.
Há algo que temos bem taxativo com este certame que é respeitar o passado, trabalhar o presente e projetar o futuro daquilo que é o estímulo da economia local.”
Muito em breve são esperadas novas enchentes a Freixo de Espada à Cinta, que de 2 a 6 de abril recebe o Campeonato Europeu de Pelota, que vai contar com a participação de nove seleções europeias.
Nuno Ferreira espera um retorno significativo com a realização deste evento no concelho:
“Acho que foi uma aposta ganha.
A pelota era um jogo tradicional único de Freixo de Espada à Cinta, que se joga no frontão da igreja e que estava praticamente acabado.
Começámos a apostar, hoje já há cerca de 15 equipas a praticar a pelota em Freixo de Espada à Cinta e daí já surgiram elementos para a seleção nacional.
Este ano, o Campeonato Europeu de Pelota acontece em Freixo de Espada à Cinta, que bateu já recordes. São nove seleções, nomeadamente Itália, Espanha, Irlanda, Bélgica, Holanda, França, Comunidade Basca, Portugal, entre outras, que estarão em Freixo.
Estamos a falar de cerca de 150 a 200 atletas que irão gastar, entre os dias 2 e 6 de abril, 80 euros por dia cada, fora todos os participantes que vêm apoiar os seus atletas. Estamos a falar de centenas de pessoas, o que será um estímulo para a economia local.”
E os eventos não se ficam por aqui:
Temos já o Europeu de Pelota e vamos ter o Encontro Ibérico Sénior mais de 65 anos, que trará entre 800 a 900 pessoas, no dia 24 de abril. Estamos a projetar as comemorações dos 50 anos do 25 de abril com toda a poupa e circunstância, como as pessoas merecem.
Iremos ter algo que foi aposta ganha na nossa Praia Fluvial da Congida, que é única e exclusiva, e vai receber a abertura do Campeonato Nacional de Voleibol de Praia, já em junho.
Iremos ter também o primeiro Encontro Nacional de FitDance já nos dias 15 e 16 de junho, que trará entre 700 e 800 pessoas também aqui ao nosso território.
Vamos ter o centenário de Guerra Junqueiro, no qual estamos a trabalhar, a par de outros três municípios, Lisboa, Porto e Viana do Castelo. O Presidente da República em princípio vai estar presente.”
A Gala de Abertura do Campeonato Europeu de Pelota vai acontecer no dia 2 de abril e de 3 a 6 tem lugar a competição que vai determinar o Campeão Europeu de Pelota de 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário