Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 28 de abril de 2024

𝗢𝗦 𝗠𝗔𝗝𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗠𝗔𝗜𝗢 𝗘 𝗢𝗨𝗧𝗥𝗢𝗦 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟 (𝗙𝗜𝗖𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗧𝗥𝗘̂𝗦 𝗚𝗘𝗥𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦)

 Para assinalar os 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹 terá lugar no dia 𝟰 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 (sábado), às 𝟭𝟱𝗵𝟬𝟬, a apresentação do livro 𝗢𝗦 𝗠𝗔𝗝𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗠𝗔𝗜𝗢 𝗘 𝗢𝗨𝗧𝗥𝗢𝗦 𝗖𝗢𝗡𝗧𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟 (𝗙𝗜𝗖𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦 𝗗𝗘 𝗧𝗥𝗘̂𝗦 𝗚𝗘𝗥𝗔𝗖̧𝗢̃𝗘𝗦), do coletivo 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼 & 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀, 𝗟𝗱𝗮, da Editora “Lápis de Memórias”.


Estamos perante duas dezenas de contos sobre e à volta do 25 de abril, apresentados em sequência cronológica –dos prelúdios da revolução à atualidade, passando por vários momentos marcantes dos animados e decisivos “dias de abril”.

São contos de três gerações (de autores): avô, filhos e neto(a)s – um nascido quase 3 décadas antes do 25 de abril, dois nascidos pouco antes, um nascido pouco depois e cinco nascidos muito depois.

Trata-se de ficções que partem de factos reais, contos cozinhados a partir de uma massa de realidade, a que se adicionou o fermento da fantasia. Neles, o real e a ficção (que tantas vezes se confundem) andam alegremente de mãos dadas.

Meio século volvido sobre a Revolução dos Cravos, esta é – para o bem e para o mal – uma obra literária que subverte e “brinca” abertamente com os factos (mais ou menos mitificados e mais ou menos controvertidos) do 25 de abril, que celebra ludicamente esses decisivos eventos “fundacionais”, que são, felizmente, parte integrante do nosso património coletivo

Apresentação pela Dr.ª 𝗔𝗻𝗮𝗯𝗲𝗹𝗮 𝗠𝗮𝗿𝘁𝗶𝗻𝘀, Pró-Presidente do IPB.

Participação do 𝗚𝗿𝘂𝗽𝗼 𝗠𝘂𝘀𝗶𝗰𝗮𝗹 𝗱𝗼𝘀 𝗔𝗿𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗔𝗦𝗠𝗔𝗕 e da 𝗧𝗼̂ 𝗻𝗮 𝗧𝘂𝗻𝗮.

Sem comentários:

Enviar um comentário