Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Região Transmontana fica sem avião Sevenair aguarda pagamento e resultado de concurso público

 O ajuste directo terminou na segunda-feira e ainda não há resultado do concurso público aberto em Abril. Está ainda em causa uma dívida de quase quatro milhões de euros, maioritariamente contraída pelo anterior Governo.


A região está sem ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão e vai continuar sem avião. O ajuste directo terminou na segunda-feira e ainda não há resultado do concurso público aberto em Abril. Está ainda em causa uma dívida de quase quatro milhões de euros, maioritariamente contraída pelo anterior Governo. Segundo Sérgio Leal, da Sevenair, empresa que faz a rota, adianta que já reuniu com o actual Governo, que está a fazer os possíveis para retomar a ligação:

“A Secretaria de Estado mostrou muita abertura e vontade para resolver a questão. Claro que também sabemos que não está na mão deles inteiramente os pagamentos totais, visto que há situações no Tribunal de Contas que estão a ser ainda resolvidas e, portanto, podem demorar mais algum tempo, mas que nos afirmaram Obviamente que todos os valores que estão em dívida serão integralmente pagos, sendo que os pagamentos deverão começar a breve trecho, diríamos, ou diriam cerca de duas a três semanas para terminarem os trâmites, até poderem começar a fazer os pagamentos”.

O anterior Governo fez um ajuste directo com a empresa, devido a não ter aberto o concurso público a tempo. Sem ainda resposta do procedimento concursal, o actual Governo fez um segundo ajuste directo. No entanto, o Tribunal de Contas continua sem dar o aval destes dois contratos e a empresa tem operado sem receber o prometido. Mesmo que, entretanto, saia o resultado do concurso público, a Sevenair diz só voltar a operar quando for ressarcida.

Além da falta do pagamento dos ajustes directos, a companhia aérea queixa-se que ainda não foi paga parte do valor do anterior concurso público. Toda esta situação deixou Trás-os-Montes sem ligação aérea e não se sabe se retomará ainda este mês.

Desde ontem que a região está sem avião. O contrato terminou na segunda-feira e aguarda-se agora o resultado do concurso público aberto em Abril. A Sevenair foi a única empresa a concorrer, sendo certo que ficará com a rota, que opera desde 2009.

Escrito por Brigantia 
FOTO: Sevenair
Jornalista: Ângela País

Sem comentários:

Enviar um comentário