Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Carção vai ter residências e centro de actividades para pessoas com deficiência

 As obras para a construção das residências e do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão estarão prontas até Junho de 2026


Estão a ser construídas seis residências para pessoas deficientes, em Carção, no concelho de Vimioso.

As habitações ficam junto à antiga escola primária. Vão custar 1,4 milhão de euros, financiadas na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

Segundo o presidente da câmara, António Santos, vai permitir dar autonomia a estas pessoas. “Estão a ser construídas de raiz, seis residências autónomas, cada uma, para cinco pessoas. A residência pode ser permanente ou temporária, conforme as situações”, adiantou.

A própria escola primária também vai ser requalificada para a criação de um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão. Servirá como um centro de dia para pessoas com deficiência. “É uma resposta que permite aos jovens e adultos frequentarem o espaço em segurança, durante o dia, e que possam também ganhar alguns conhecimentos, de forma a exercerem uma actividade profissional”, disse o presidente.

A requalificação vai custar 1,1 milhão de euros, 500 mil financiados pelo Norte2030.

As respostas vão colmatar uma falha no concelho, mas também podem abranger outros concelhos do distrito. “Não há uma resposta destas (CACI) e, neste momento, alguns jovens do concelho são deslocados para Bragança e Mogadouro. Também poderão ser eventualmente deslocados para o nosso concelho pessoas de Bragança, Miranda do Douro e Mogadouro. As residências autónomas são uma valência que está disponível para o concelho, para o distrito e para o país”, referiu.

As obras para a construção das residências e do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão estarão prontas até Junho de 2026.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário