Estão a ser construídas seis residências para pessoas deficientes, em Carção, no concelho de Vimioso.
As habitações ficam junto à antiga escola primária. Vão custar 1,4 milhão de euros, financiadas na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
Segundo o presidente da câmara, António Santos, vai permitir dar autonomia a estas pessoas. “Estão a ser construídas de raiz, seis residências autónomas, cada uma, para cinco pessoas. A residência pode ser permanente ou temporária, conforme as situações”, adiantou.
A própria escola primária também vai ser requalificada para a criação de um Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão. Servirá como um centro de dia para pessoas com deficiência. “É uma resposta que permite aos jovens e adultos frequentarem o espaço em segurança, durante o dia, e que possam também ganhar alguns conhecimentos, de forma a exercerem uma actividade profissional”, disse o presidente.
A requalificação vai custar 1,1 milhão de euros, 500 mil financiados pelo Norte2030.
As respostas vão colmatar uma falha no concelho, mas também podem abranger outros concelhos do distrito. “Não há uma resposta destas (CACI) e, neste momento, alguns jovens do concelho são deslocados para Bragança e Mogadouro. Também poderão ser eventualmente deslocados para o nosso concelho pessoas de Bragança, Miranda do Douro e Mogadouro. As residências autónomas são uma valência que está disponível para o concelho, para o distrito e para o país”, referiu.
As obras para a construção das residências e do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão estarão prontas até Junho de 2026.
Sem comentários:
Enviar um comentário