O seu projecto de doutoramento “LignoBeauty” foi reconhecido por se focar na valorização da lignina. Um resíduo muitas vezes descartado ou incinerado, mas que a investigadora transformou numa solução inovadora para cosméticos. “Pode ser utilizado como um ingrediente multifuncional em cosmética. A lignina tem um poder antioxidante muito elevado e também contra raios UV. Tem uma propriedade que conseguimos misturar água e óleo que são os ingredientes principais de um creme cosmético, então utilizando a lignina conseguimos substituir ingredientes utilizados nos cosméticos e que têm malefícios para a saúde e para o meio ambiente”, explicou.
A pesquisa de Giovana Colucci está alinhada com uma economia circular, que substitui ingredientes sintéticos prejudiciais para a saúde e para o ambiente reduzindo o impacto ambiental.
O projecto foi distinguido com o Prémio de Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola. Uma conquista significativa para a investigadora. “Principalmente o reconhecimento a nível nacional deste projecto e em relação ao prémio monetário é como se fosse uma motivação para que eu consiga dar um arranque a este projecto. O próximo passo é investir com este prémio monetário num protótipo. O objectivo final seria ter uma empresa onde eu produzisse o que desenvolvi no doutoramento”, referiu.
O projecto LignoBeauty de Giovana Colucci, foi o mais recente vencedor da 11.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola na categoria de Valorização de Recursos Endógenos. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 20 de Novembro em Santarém.
Sem comentários:
Enviar um comentário