O concerto foi interpretado pelo diretor artístico e pedagógico do Conservatório Regional, Vasco Alves, que enalteceu que em todo o mundo se festeja este dia:
“Em instituições de música ligadas à música por todo o mundo, festejam este dia, e o Conservatório Regional de Macedo de Cavaleiro não podia deixar de celebrar este dia, e vou interpretar as Suites de Bach, para violoncelo solo, e fazer também uma análise reflexiva. Este é um concerto pedagógico e documentado.
Para os alunos, a música é fundamental:
Eu gosto mais de tocar piano e estudo esse instrumento, no Conservatório de Bragança. O gosto pela música começou porque desde pequena que ouço o meu pai a tocar violoncelo. Depois comecei a tocar piano, no Conservatório de Bragança. Acho muito importante haver um Conservatório Regional em Macedo de Cavaleiros, contou Margarida Cecília.
Gosto mais de tocar guitarra, não toco há muito tempo, mas quero aprender cada vez mais. Quanto for grande quero ser músico. Comecei a vir ver alguns concertos e depois comecei por gostar, contou Artur Amaro
Inês Falcão, presidente da associação, Arte Move Montanhas, esclarece que o Conservatório Regional é uma realidade, que já foram realizadas diversas atividades, apesar de a DGEsTE (Direção – Geral dos Estabelecimentos Escolares) não ter incluído o conservatório, na sua lista de patrocínios, no âmbito do ensino articulado:
Já fizemos várias atividades. Temos um concerto programado de Natal. E temos tido outras atividades em que os alunos também estão presentes e logicamente que é uma realidade. O Ministério da Educação não financiou aquela turma do articulado. São coisas completamente diferentes. O Conservatório existe e está a funcionar. E vai funcionar com cursos livres. Que é uma realidade é.
No conservatório, já existem 39 crianças inscritas. Também presente neste evento cultural, Benjamim Rodrigues, presidente da câmara municipal de Macedo de Cavaleiros, que espera que para o ano, o conservatório receba o apoio financeiro desta estrutura. O autarca destaca que as crianças do interior mereciam ter um ensino diferenciado:
Espero que este rácio melhore, e que nós possamos vir a ser contemplados noutras candidaturas posteriores. Porque, de facto, é fundamental. E que o interior mais do que qualquer outro território merece ter este tido de ensino diferenciado. Para o Ano, vamos voltar a submeter a mesma candidatura. Obviamente que nós teríamos de ter outro tipo de possibilidade de oferta às crianças. Se realmente tivéssemos esse apoio da DGEsTE. Até porque, não é só a questão do conforto financeiro, mas também pela questão de conseguirmos ter um apoio oficial no ensino artístico. Temos pena, de não conseguir de dar um suporte mais sólido a estas crianças, que mereciam de facto mais, haver outro tipo de apoio.
No dia 20 de dezembro, o Conservatório Regional de Macedo de Cavaleiros vai promover um concerto de Natal.
Sem comentários:
Enviar um comentário