Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo adoptou método de aprendizagem EKUI pela primeira vez

 O EKUI é um método “multissensorial” que permite a aprendizagem rápida, lúdica e motivadora. É a primeira vez que é implementado no agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo


O Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado em Torre de Moncorvo está a implementar, pelo primeiro ano, a metodologia EKUI. Este é um método de aprendizagem multissensorial criado em 2003 pela transmontana Celmira Macedo.

O EKUI está a ser posto em prática nas turmas de primeiro ano com a ajuda da terapeuta da fala, Teresa Marçal, que afirmou “não interferir” no trabalho e no plano curricular dos professores”, intervindo apenas uma vez por semana “em conjunto com a coordenadora do primeiro ciclo e das duas titulares”.  “O que fazemos são dinâmicas, em contexto de aula, em grande grupo. São actividades motoras de aprendizagem da leitura e da escrita. Eu, no fundo, acabo por fazer jogos. Sempre tudo muito lúdico para as crianças terem mais motivação e gostarem de aprender”, explicou.

O objectivo de Teresa Marçal é promover a aprendizagem, recorrendo aos seus conhecimentos de terapia da fala e juntá-los ao dinamismo e às técnicas desta metodologia. “Eu poderia ter pedido à doutora Celmira Macedo para realmente esta escola ser equizadora e utilizarmos formalmente só e apenas a metodologia EKUI. Mas não foi isso que eu fiz. Tentei extrair o melhor das duas partes, os meus conhecimentos e a minha experiência enquanto terapeuta da fala e depois pegar na informação toda da metodologia EKUI e aplicar em crianças que estão a aprender a ler e a escrever”, vincou.

O método EKUI permite a aprendizagem do alfabeto por criança, jovens e adultos, independentemente de terem necessidades especiais, através de pistas visuais, auditivas, do braile e da língua gestual. O que torna a aprendizagem mais rápida, lúdica e motivadora.

Para além de estar cientificamente comprovado o bom funcionamento deste método, Teresa Marçal garante que no agrupamento de escolas de Moncorvo têm tido resultados positivos. “Eu, a coordenadora e as professoras titulares, reunimos sempre, no início e no fim, e realmente o feedback tem sido bastante bom. Os materiais que a doutora Celmira Macedo recomenda são motivadores e as crianças gostam. A língua gestual, por norma, desperta sempre uma curiosidade muito grande e, portanto, o feedback que temos tido tanto das crianças como dos pais é bastante bom”, rematou.

Teresa Marçal afirma que já usava esta metodologia em sessões individuais de terapia da fala. Após verificar resultados positivos nos seus pacientes e depois de conhecer a Doutora Celmira Macedo, decidiu propor a implementação da metodologia EKUI ao agrupamento de escolas de Torre de Moncorvo e juntar às técnicas e aos seus conhecimentos na área da terapia da fala para obter e optimizar os resultados.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário