Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Vimioso: Alunos finalistas iniciaram a apanha da azeitona

 No Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) iniciou-se a 22 de novembro, a apanha da azeitona, uma atividade que é realizada pelos alunos finalistas do 9º ano e que tem como finalidades realçar a importância desta atividade na economia local e angariar dinheiro para a viagem de finalistas.


A apanha da azeitona é uma atividade extra-curricular no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV).
O sub-diretor do AEV, o professor Licínio Martins, informou que a apanha da azeitona já faz parte do programa das atividades extra-curriculares e visa realçar a importância desta atividade na economia doméstica de muitas famílias do concelho de Vimioso.

“O Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) está inserido numa região rural e a tradição da apanha da azeitona faz parte do dia-a-dia das nossas gentes nesta época do ano. Dada a existência de um pequeno olival dentro do recinto do Agrupamento de Escolas de Vimioso /AEV), cabe aos alunos finalistas do 9º ano de escolaridade, a tarefa de apanhar a azeitona. A colheita é depois vendida e a receita angariada destina-se a financiar a viagem no final de ano letivo”, explicou.

Na escola de Vimioso, a apanha da azeitona iniciou-se na tarde de sexta-feira, dia 22 de novembro e contou com a participação de oito jovens estudantes. A tarefa, realizada em grupo, acabou por ser um momento de convívio e alegria.

O jovem Sandro Afonso, natural de Caçarelhos, informou que já tinha conhecimento desta atividade agrícola, pois costuma ajudar o pai na aldeia. Sobre a apanha da azeitona afirmou que é cansativa, mas quando é realizada com os amigos torna-se uma atividade entusiasmante.

Por sua vez, a companheira de turma, Mariana Luís, natural de Pinelo, corroborou da mesma opinião, dizendo que a atividade é “trabalhosa”, mas quando é realizada em boa companhia também é “divertida”.


Questionados sobre o destino da colheita de azeitona, ambos os jovens indicaram que é a venda para a posterior produção de azeite, um produto essencial na cozinha e na alimentação portuguesa.

Outro assunto na atualidade do Agrupamento de Escolas de Vimioso é a eleição do novo diretor do AEV. Os dois candidatos admitidos ao concurso foram anunciados a 18 de novembro de 2024 e a entrevista aos mesmos foi realizada no dia 22 de novembro de 2024.

Relativamente ao Natal, a festa no Agrupamento de Escolas de Vimioso (AEV) está agendada para o dia 17 de dezembro e as férias decorrem de 18 de dezembro e até 5 de janeiro de 2025.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário