Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Centro de Educação Especial inova com oficina de belas-artes

 Uma oficina de belas-artes e restauro, onde nada se perde e tudo se transforma, está a ajudar a mudar a vida e a amenizar a rotina de vários utentes do Centro de Educação Especial (CEE), em Bragança. 


 “Pequenos milagres fazem-se aqui [CEE] todos dos dias”, garante Anabela Pires, a diretora da instituição e do lar residencial. 

Criada há pouco mais de três meses, desta oficina já saem móveis e adereços reciclados para uso na instituição.

Mesas danificadas, mobiliário, pedaços de madeira, bem como outros artigos que estavam em arrecadações e tinham como destino a lixeira, ganham nova vida nas mãos dos que ali trabalham. “Nesta sala promovem-se competências e os utentes dão azo à sua criatividade. Verifica-se que ficam mais calmos e relaxados”, explicou João Genésio, diretor técnico no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

André, um dos participantes, gosta muito de pintar. “Eu pinto. A minha cor preferida é o branco. Gosto de ir para a oficina e para a horta”, contou o André. 

Por estes dias, os utentes e os monitores estão a reconverter velhos painéis de cortiça já sem utilidade para quadros decorativos, jogos de estimulação sensorial/cognitiva e até para chaveiros. Velhos móveis ficam novinhos como se tivessem acabado de sair de uma loja. Tudo ganha nova função nesta oficina, onde o lema é fazer do velho  algo novo, poupando recursos à Santa Casa da Misericórdia de Bragança, entidade gestora do CEE. 

Maria da Conceição Barbosa também vai à oficina, mas é uma bordadeira de primeira. “Aprendi aqui no CEE. Bordo toalhas, panos e trabalho em lã”, explicou ao Mensageiro. 

Júlia Pinto, a monitora, que trata os utentes por meninos, conta que naquela oficina se trabalha sob o lema “da preservação da natureza, criando o mínimo de lixo e dando uma nova cara” a coisas que iam ser atiradas fora.  “Utilizamos também material que nos é doado por lojas, que iria para o lixo, porque deixam de ser atuais. Há muito material degradado, porque a casa é antiga e, por isso, tentamos criar melhor ambiente para o bem-estar dos meninos como que vamos produzindo”, acrescentou a monitora. 

(Reportagem completa disponível para assinantes ou na edição impressa)

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário