Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Formação: Restauro e Gestão de Galerias Ripícolas

 Na sequência do ciclo de formações integradas no conceito de agricultura regenerativa, aproxima-se a formação organizada pela AEPGA sobre “Restauro e Gestão de Galerias Ripícolas”, que se irá realizar de 8 a 11 de novembro, na aldeia de Atenor, situada no concelho de Miranda do Douro.


As galerias ripícolas – a vegetação que acompanha rios e ribeiras – são fundamentais para a saúde dos ecossistemas aquáticos e terrestres. A sua regeneração desempenha funções essenciais: aumentar a infiltração da água no solo, regular a temperatura e a humidade, filtrar poluentes, redistribuir nutrientes, estabilizar margens e prevenir a erosão, sequestrar carbono e, acima de tudo, promover a vida aquática e terrestre, oferecendo alimento, sombra e abrigo.

Nesta formação, os participantes irão compreender o valor ecológico e produtivo das galerias ripícolas e aprender os princípios e técnicas necessários para a sua recuperação. Serão abordados temas como a escolha de espécies adequadas (higrófilas, helófitas, arbóreas e arbustivas), a preparação do terreno, a importância do regime hidrológico, o controlo de espécies invasoras e os fatores a considerar antes da revegetação.

Esta formação constará de dois módulos principais: o curso básico (dias 8 e 9 de Novembro) e o curso avançado (dias 10 e 11 de Novembro). Os participantes do curso básico poderão prolongá-lo para o curso avançado, mediante inscrição neste. Conheça aqui os componentes dos dois cursos.

A formação será ministrada por Bruno Nunes, do coletivo Ekógaio, e constitui uma oportunidade para todos os que desejam aprender a restaurar rios e ribeiras, contribuindo para a recuperação da biodiversidade, a melhoria da qualidade da água e a criação de paisagens mais resilientes.

Esperamos que este curso seja do seu interesse. Juntos podemos regenerar os nossos ecossistemas, devolver vida aos rios e construir um futuro mais harmonioso entre as comunidades humanas e a natureza.

Saiba mais informações, conheça o programa e faça a sua inscrição.

Sem comentários:

Enviar um comentário