Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

O SACERDÓCIO É VOCAÇÃO OU PROFISSÃO?

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")


 Estando em Roma, apresentaram-me Frei António, frade franciscano, que trabalhou no Vaticano, que me disse: "Vindo à terra natal, de férias, fui abordado por sujeito esgrouviado, de cabelo ralo e aloirado, convidando-me para pastorear capela de seita, oferecendo-me quatro mil escudos”!...
 No final dos anos sessenta fui a Café, que ficava na Praça da Batalha, no Porto, conhecido por ser frequentado por tertúlia evangélica.
Após ter saboreado o cafezinho, fui contactado por homem, modestamente trajado, que pretendia evangelizar-me.
Como lhe dissesse que era católico, mas conhecia várias Igrejas Evangélicas, e até era amigo de alguns pastores, confessou-me: "Tenho grupinho de crentes, nos arredores. Reunimo-nos numa garagem, adaptada a templo. Mas escasseia-me dinheiro e material, para levar avante missionação séria. já pensei agregar-me a Igreja tradicional.
Confessou-me que conhecera cozinheiro, que após frequentar alguns meses o seminário, ficara a pastorear paroquia, com a remuneração de seis mil escudos!...
Na época dos retornados. das províncias ultramarinas, apareceram pelas Igrejas Evangélicas, jovens, que pretendiam serem pastores. Alguns foram aceites, outros não.
Ser pastor ou padre, não é, nem deve ser, profissão, e muito menos lucrativa.
É vocação, que se adquire com estudo e oração. Infelizmente alguns desses jovens, pretendiam ser " sacerdotes", para, como dizia Frei Bartolomeu dos Mártires, tosquiarem as ovelhas…
 Certa ocasião entrevistei pastor anglicano, que me declarou, quase á puridade: aceitara o chamado para pastorear a paroquia, mas como era professor, tendo vencimento certo, além de bens, que possuía, não lhe parecia justo, nem cristão, receber remuneração da Igreja, pois muito desse dinheiro, provem de crentes, que vivem em sérias dificuldades económicas.
É justo viver do altar, mas São Lucas não o fazia, porque tinha profissão. - 1º Co 9:15 – Já não é justo utilizar o Evangelho, para ganhar dinheiro ou outras benesses, quando se sobrevive de outro modo. Jesus, ao enviar os discípulos para missão, recomendou-os a não procurarem dinheiro – Mt 10:9.
A meu ver o sacerdote (padre) deveria receber vencimento semelhante ao professor do Ensino Secundário, pago pela paróquia ou diocese, e esta deveria possuir lar, para os receber, quando se aposentarem; ou hospedarem, se o desejarem, enquanto estiverem no ativo.
Evitar-se-ia, assim, escândalos e abusos condenáveis...


Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário