A proposta foi apresentada em sessão pelo deputado Nuno Morais, do Partido Social Democrata, e mereceu o apoio unânime de todas as forças políticas representadas.
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, destacou António Cravo como uma figura incontornável do concelho.
Também a vereadora da Ação Social, Cristina Pires, natural de Salselas, sublinhou que esta distinção representa uma honra não só para a freguesia, mas para toda a comunidade local.
Já Emanuel Nascimento, presidente da Junta de Freguesia de Salselas, enalteceu a atribuição da medalha como um justo reconhecimento pelo contributo decisivo de António Cravo para o impulso e valorização do Museu Rural de Salselas.
A proposta foi aprovada na sessão da Assembleia Municipal realizada no passado dia 29 de dezembro de 2025.
Recorde-se que António Cravo foi uma figura de referência nas áreas da cultura, da pesquisa e da investigação, a nível local, nacional e internacional. Teve um papel marcante na valorização da cultura transmontana, enquanto escritor e investigador, sendo autor de inúmeras obras. Entre elas destaca-se “Salselas, um ponto do mundo”, uma monografia publicada em 2017, com cerca de mil páginas, resultado de oito anos de investigação, que percorre a história do mundo a partir da história da aldeia onde nasceu.
António Cravo faleceu a 1 de junho de 2025, em Paris, aos 89 anos. O seu nome verdadeiro era Jaime António Gonçalves, tendo adotado o pseudónimo literário de António Cravo.


Sem comentários:
Enviar um comentário