Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprova atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro a António Cravo

 A Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros aprovou, por unanimidade, a atribuição da Medalha de Mérito Grau Ouro, a António Cravo, nome pelo qual era amplamente conhecido.


A proposta foi apresentada em sessão pelo deputado Nuno Morais, do Partido Social Democrata, e mereceu o apoio unânime de todas as forças políticas representadas.

O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Sérgio Borges, destacou António Cravo como uma figura incontornável do concelho.

Também a vereadora da Ação Social, Cristina Pires, natural de Salselas, sublinhou que esta distinção representa uma honra não só para a freguesia, mas para toda a comunidade local.

Já Emanuel Nascimento, presidente da Junta de Freguesia de Salselas, enalteceu a atribuição da medalha como um justo reconhecimento pelo contributo decisivo de António Cravo para o impulso e valorização do Museu Rural de Salselas.

A proposta foi aprovada na sessão da Assembleia Municipal realizada no passado dia 29 de dezembro de 2025.

Recorde-se que António Cravo foi uma figura de referência nas áreas da cultura, da pesquisa e da investigação, a nível local, nacional e internacional. Teve um papel marcante na valorização da cultura transmontana, enquanto escritor e investigador, sendo autor de inúmeras obras. Entre elas destaca-se “Salselas, um ponto do mundo”, uma monografia publicada em 2017, com cerca de mil páginas, resultado de oito anos de investigação, que percorre a história do mundo a partir da história da aldeia onde nasceu.

António Cravo faleceu a 1 de junho de 2025, em Paris, aos 89 anos. O seu nome verdadeiro era Jaime António Gonçalves, tendo adotado o pseudónimo literário de António Cravo.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário