O Grupo de Teatro “A Máscara” nasceu em Bragança, em 1975, num contexto de grande efervescência cultural e social em Portugal, marcado pelo período pós-Revolução de 25 de Abril. O grupo surgiu por iniciativa do Ernesto José Rodrigues e da vontade de um conjunto de jovens e entusiastas das artes cénicas que pretendiam dinamizar a vida cultural da cidade e utilizar o teatro como meio de expressão artística e intervenção social.
O grupo destacou-se pela itinerância, levando o teatro a várias localidades do distrito e da região, a maioria das vezes a zonas rurais onde o acesso a espetáculos culturais era escasso ou inexistente. Esta dimensão de proximidade ajudou a aproximar comunidades do teatro e a fomentar o gosto pelas artes cénicas.
Passadas cinco décadas, o Grupo de Teatro “A Máscara” continua bem vivo no pensamento e no coração de quem lhe deu corpo, sendo lembrado não só pelos seus espetáculos, mas também pelo seu contributo na valorização e divulgação do teatro na região de Trás-os-Montes.
Para memória futura aqui ficam os nomes dos elementos do Grupo de Teatro “A Máscara”:
Ernesto Rodrigues, Henrique Martins, Carlos Ferreira, Onofre Castro, José Pires, Fernando Calado, António Corredeira e Agostinho Pires.

Sem comentários:
Enviar um comentário