Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

O Grupo de Teatro “A Máscara”


 O Grupo de Teatro “A Máscara” nasceu em Bragança, em 1975, num contexto de grande efervescência cultural e social em Portugal, marcado pelo período pós-Revolução de 25 de Abril. O grupo surgiu por iniciativa do Ernesto José Rodrigues e da vontade de um conjunto de jovens e entusiastas das artes cénicas que pretendiam dinamizar a vida cultural da cidade e utilizar o teatro como meio de expressão artística e intervenção social.

O grupo destacou-se pela itinerância, levando o teatro a várias localidades do distrito e da região, a maioria das vezes a zonas rurais onde o acesso a espetáculos culturais era escasso ou inexistente. Esta dimensão de proximidade ajudou a aproximar comunidades do teatro e a fomentar o gosto pelas artes cénicas.

Passadas cinco décadas, o Grupo de Teatro “A Máscara” continua bem vivo no pensamento e no coração de quem lhe deu corpo, sendo lembrado não só pelos seus espetáculos, mas também pelo seu contributo na valorização e divulgação do teatro na região de Trás-os-Montes.

Para memória futura aqui  ficam os nomes dos elementos do Grupo de Teatro “A Máscara”:

Ernesto Rodrigues, Henrique Martins, Carlos Ferreira, Onofre Castro, José Pires, Fernando Calado, António Corredeira e Agostinho Pires.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário