Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Expositores do Mercado dos Produtos da Terra queixam-se da falta de clientes

 Duas vezes por mês, aos domingos, o Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros acolhe o Mercado dos Produtos da Terra, que reúne cerca de duas dezenas de produtores do concelho.


O espaço é privilegiado para a compra de produtos “lá da aldeia”, como pão acabado de cozer, doces típicos, hortaliças, couves, grelos, alface, frutos secos, mel e até artesanato. É possível encontrar um pouco de tudo, produtos caseiros e ainda produzidos de forma tradicional, que fazem lembrar os mercados típicos de antigamente, cheios de cores e cheiros. No entanto, apesar da diversidade da oferta, o que falta é gente.

Neste domingo especial, marcado pela realização de eleições presidenciais, fomos ao local falar com os expositores. A principal queixa é a fraca afluência de clientes e a reduzida adesão dos consumidores. Rita Pedro participa há cerca de dois anos nesta iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Vem de Lamas e traz uma grande variedade de produtos para venda. Diz que pouco compensa:

Outro produtor é Luciano Peredo, que participa no mercado há cerca de oito anos. Dedica-se à produção de mel e seus derivados, sobretudo provenientes da Serra de Bornes. Tem à venda mel de rosmaninho, mel de montanha e própolis. Reconhece que há dias com maior afluência, mas outros em que as vendas são muito fracas.

O produtor acrescenta ainda que o problema passa pela divulgação do mercado e também pela atitude dos próprios consumidores macedenses.

De Vale da Porca, António Augusto marca presença juntamente com a esposa, que se dedica à produção de peças de artesanato. Também aqui a queixa é a mesma: a falta de compradores.

A próxima edição do Mercado dos Produtos da Terra está marcada para o domingo, dia 25 de janeiro.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário