Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Galhofa enaltece a tradição, cultura e desporto em Arcas nos dias 24 e 25 de janeiro

 A freguesia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, prepara-se para viver mais uma edição da Galhofa, um evento que celebra o Solstício de Inverno e que decorre no próximo fim-de-semana, 24 e 25 de janeiro. A iniciativa afirma-se como um momento de identidade, encontro comunitário e valorização das tradições locais.


O presidente da Junta de Freguesia de Arcas, Mickael Silva, sublinha a importância do evento para a aldeia, destacando a promoção dos Caretos e dos produtos da terra:

O programa desta terceira edição arranca no sábado com uma forte componente cultural. Ao longo do dia haverá raid fotográfico, abertura do mercado de artesanato e produtos locais e, durante a tarde, o desfile de caretos e mascarados, com a participação de grupos de vários pontos do país e também de Espanha. À noite, o convívio continua com jantar comunitário, a tradicional queimada e animação musical.

No domingo, a Galhofa assume um cariz mais desportivo, com o Galhofa Trail de 12 quilómetros e uma caminhada de 6 quilómetros, ambas com inscrições esgotadas e mais de duas centenas de participantes esperados. Seguem-se o almoço convívio, a entrega de prémios e a animação musical durante a tarde.

Segundo Mickael Silva, um dos grandes objetivos da Galhofa é reforçar a identidade própria dos Caretos de Arcas:

A vertente económica também assume um papel relevante, com a presença de produtores locais e regionais no mercado de artesanato e produtos da terra, onde não faltam enchidos, a rosca das Arcas, doçaria tradicional e outros sabores da aldeia.

As expectativas da organização são elevadas, numa edição que regista maior adesão do que no ano anterior:

Durante dois dias, Arcas volta assim a afirmar-se como palco de tradição, convívio e celebração do ciclo da natureza, mantendo viva a herança dos Caretos do Solstício de Inverno e abrindo as portas a quem quiser responder ao chamamento da Galhofa.

Cátia Barreira

Sem comentários:

Enviar um comentário