Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Série “Bragança” vai ser filmada na cidade e procura figurantes e profissionais locais

 Castings já estão a decorrer no auditório Paulo Quintela, em Bragança


Bragança vai ser palco da rodagem de uma série que se chamará precisamente “Bragança” e terá oito episódios. Sem revelar muito, Hélder Afonso, natural de Coelhoso, no concelho de Bragança, mas que integra a produção deste projeto, levanta o véu sobre a história. “Não posso revelar muito sobre a história, mas posso dizer que está a ser produzida pela MGN, vai ser realizada pelo Tino Navarro, que vai ser o realizador, também é produtor e argumentista. Vai ser uma série que vai ser muito especial porque o Tino é de Vila Flor e a certa altura foi para a França e depois para Lisboa. O que posso revelar sobre a série é que retrata uma realidade que é muito crua para nós que somos transmontados. Na nossa vida chegamos a uma certa altura em que temos que decidir se queremos sair daqui ou não, porque não há muitas oportunidades e é esta coisa de sou feliz aqui na minha terra e fico e não tenho assim tantas oportunidades, ou vou à procura de melhores oportunidades e mais realizado profissionalmente”, contou.

O próximo passo é encontrar figurantes para a série. A participação será renumerada e os castings já estão a decorrer no auditório Paulo Quintela, em Bragança. “Estamos à procura do máximo de pessoas locais porque o Tino gostava muito de dar essa oportunidade aos habitantes do distrito de Bragança e estamos abertos a receber candidaturas para figuração e também para casting normal”, explicou.

Hélder Afonso refere ainda que são necessárias pessoas para integrar a produção como “assistentes de produção, drivers, precisamos de alguém que esteja ligado de alguma forma a guarda-roupa, apesar de nós termos um chefe de guarda-roupa era muito importante termos aqui um assistente em Bragança que nos pudesse ajudar nisso, porque o chefe de guarda-roupa não está sempre. Também maquilhagem e cabelos, bem como departamento de arte. O departamento de arte é uma coisa muito específica, mas para explicar melhor, por exemplo quem vê novelas ou vê filmes, quando um ator entra num cenário e que está decorado com o background dessa personagem, esse espaço foi decorado por esse departamento, que é a sua função”.

O projeto encontra-se em fase de pré-produção, mas a previsão é que as gravações arranquem já no mês de março. “Estamos em pré-produção e isso significa ver localizações, onde vamos filmar, onde não vamos, criar protocolos com as instituições, perceber que facilidades temos a nível de corte de estradas, com a polícia, entre outros detalhes. Depois disso a série vai começar a rodar no dia 19 de março até 9 de maio”.

A série será exibida na RTP. A ideia do realizador é criar uma série por capital de distrito, como já realizou, por exemplo, em Braga e Faro e, agora, chegou a vez de Bragança. 

Para realizar a inscrição para o casting, os interessados devem contactar o 932 797 025. Após o contacto será enviado um link com o formulário da candidatura. A produção explica que o envio da candidatura não garante a participação, apenas os perfis selecionados serão contactados.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário