Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Miranda do Douro recebe a VII edição do Encontro de Cinema Ambiental e Rural

 O encontro tem sido realizado no Planalto Mirandês, mas prevê-se que em edições futuras percorra o distrito de Bragança.


Começa hoje a sétima edição do Encontro de Cinema Ambiental e Rural. São dois dias dedicados ao cinema que pensa a relação entre o ser humano, a terra e os caminhos que se podem escolher para o futuro. As sessões terão lugar no Miniauditório de Miranda do Douro.

Rui Oliveira, da organização, destaca que a programação é composta por filmes sobre os animais e a paisagem, as viagens interiores e exteriores que atravessam territórios e culturas. Mas também as práticas agroecológicas como resposta aos desafios ambientais e sociais do mundo contemporâneo.

“São dois dias de cinema, para parar um pouco, pensar na nossa relação com a terra, com o mundo rural, com o futuro, sempre ocupados com esta programação que faça sentido ao território. No dia 23, vamos começar com uma sessão às 18h com o documentário nacional Agroecologia em Movimento, que mostra que há outras formas de produzir alimentos, mais justas, mais locais, mais sustentáveis.

Às 21h, vamos exibir o Sirât, que é uma história do pai e um filho numa viagem por paisagens extremas no sul de Marrocos. Um filme onde a paisagem assume um papel muito importante. Vamos encerrar com um filme mais antigo, "EO" que acompanha o percurso de um burro por diferentes paisagens. É um filme que nos leva a pensar na empatia, na liberdade, na forma como tratamos os outros seres vivos”, explicou.

Destaca que há cada vez mais gente a aderir ao encontro. “Cada edição que fazemos, notamos um maior envolvimento da população, também fazemos por isso, mas sim, contamos continuar com o encontro cinema e cada vez com mais adesão e com mais atividade.”

O encontro tem sido realizado no Planalto Mirandês, mas prevê-se que em edições futuras percorra o distrito de Bragança.

O encontro começa hoje e conta com filmes que questionam a forma como se habita o rural, como se cuida da natureza e como se constroem comunidades mais conscientes e sustentáveis.

A VII edição do Encontro de Cinema Ambiental e Rural, realizada em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte, é organizada pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino e Associartecine. Conta ainda com o apoio do programa Norte Pontual, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Município de Miranda do Douro e da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.

Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: CineCartaz
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário