Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Novos produtores jovens reforçam a 46.ª Feira do Fumeiro de Vinhais

 A 46ª edição da Feira do Fumeiro de Vinhais já tem data marcada


Acontece entre os dias 5 e 8 de fevereiro e conta, este ano, com 70 produtores, dos quais dois são novos, o que agrada o autarca Luís Fernandes, visto que muitos dos produtores têm idade avançada. “É um facto que a maior parte dos produtores, já têm uma idade, digamos, considerável, não é que sejam velhos, mas é verdade que é uma preocupação no sentido de renovar cada vez mais os produtores. E por isso é que eu disse que o facto de haver mais dois produtores é sempre importante, porque são mais dois, mas sobretudo por serem jovens. Além disso, é fruto das medidas no sentido de mais jovens apostarem nesta área”, explicou.

Luís Fernandes garante que durante os três dias os produtores conseguem escoar o produto. “Aquilo que sabemos é que vendem, praticamente, todo o produto e por isso importa continuar a apoiar e a apostar para que haja uma maior produção”. Quanto à produção que se vende e é destinada apenas para o certame, o autarca diz que  “é difícil calcular, tentamos fazer uma estimativa, mas é sempre difícil, porque há as fábricas de fumeiro e cozinhas regionais”. O município apoia também os produtores “com o abate de dois porcos gratuitamente e, este ano, temos sim a certeza, que o número de abates foi superior”, revelou.

Para captar mais público ao certame a autarquia vai apresentar a feira, igualmente, em Madrid, na Feira Internacional de Turismo, em Braga, Porto e Lisboa.

Este entre as novidades o autarca destacou o alargamento do horário do pavilhão de exposições, na sexta-feira e no sábado, das 20h00 para as 22h00. E, desta vez, os produtores vão poder vender presunto fatiado.

A Feira do Fumeiro representa um investimento, este ano, de cerca de 400 mil euros na organização da iniciativa, mas de acordo com a autarquia gera um volume de negócios superior a seis milhões de euros.

Escrito por rádio Brigantia
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário