Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Obras de requalificação no Bairro Vale da Azenha (Mirandela) concluídas após investimento de 600 mil euros

 Passado mais de um ano, a previsão é que os moradores regressam às suas casas durante o mês de fevereiro


As obras de requalificação de 12 apartamentos municipais no Bairro Vale da Azenha, em Mirandela, já estão concluídas. O investimento global ronda os 600 mil euros.

Mais de um ano depois de terem sido realojadas provisoriamente noutros pontos da cidade, com o município a suportar os encargos, tudo indica que as famílias regressem às suas casas ao longo do mês de fevereiro, explica Orlando Pires, vice-presidente da câmara de Mirandela.

“Passado um ano, há o regresso dos moradores. Durante a obra, o município alugou apartamentos para acolher os inquilinos, entretanto, e o município também assumiu todos os custos, tanto com a mudança, como com arrendas durante estes meses todos”, disse.

O processo teve início em agosto de 2024 e a intervenção incidiu num edifício com cerca de três décadas. Orlando Pires destaca as principais reabilitações.

“Essa reabilitação das habitações sociais tem como objetivo melhorar, aumentar a eficiência energética e também garantir a melhoria das acessibilidades dentro das frações, nomeadamente para que uma cadeira de rodas, por exemplo, possa aceder às casas de banho, também ao nível de eficiência acústica”, explicou.

O investimento foi financiado em 450 mil euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Orlando Pires contou que não cobriu a totalidade das despesas.

“O valor que o PRR apoia está indexado aos valores do INE para a região e esse dinheiro não chega. Ou seja, o custo dos materiais, de mão de obra que o PRR financia não chega para os custos reais”, referiu.

A obra integra a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Mirandela, que foi desenvolvida e desenhada em 2019, e que teve o contributo dos presidentes de juntas de freguesia e também dos mirandelenses. O município pretende dar continuidade a este plano, com novas candidaturas.

A ELH já permitiu, desde 2020, a reabilitação de 42 frações municipais, num investimento superior a dois milhões de euros. A meta definida passa por alcançar a reabilitação de 100 frações até 2030.

Escrito por Rádio Brigantia.
Foto: Município de Mirandela
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário