Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Vinhas regista auroras boreais na noite passada

 Uma grande tempestade solar atingiu o planeta Terra. O fenómeno foi possível ser visto, em Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


Também em Vinhas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, foi possível observar uma tempestade solar, que ocorreu na noite desta segunda-feira, que criou auroras boreais.

O fenómeno ocorreu em diversos locais de Portugal, como em Vila Pouca de Aguiar, Bragança, Pedro do Sul, Grândola, entre outros.

De acordo do o Canal CNN, a “tempestade solar começou a impactar a Terra na segunda-feira, desencadeando uma tempestade geomagnética de nível 4 à escala de 5, explicou o meteorologista Shawn Dahl, do Centro de Previsão do Clima Espacial dos EUA (SWPC), num vídeo citado pela agência France-Presse (AFP).”

A tempestade continua nesta terça-feira, mas vai enfraquecer durante o dia.

A página na rede social facebook Meteo Trás-os-Montes tem acompanhado a tempestade e publicado diversas fotografias sobre estas auroras boreais.

Fotografias: Meteo Trás-os-Montes
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário