Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Exposição ‘Caminho Mão Ferro’ de Sobral Centeno patente na Estação das Artes de Mirandela até julho

 Exposição conta com séries de obras de 2017 a 2025.


A Estação das Artes em Mirandela recebe até ao mês de julho a exposição Caminho Mão Ferro de Sobral Centeno, que conta com séries de obras de 2017 a 2025.

Sobral Centena explica que os quadros expostos são dedicados, exclusivamente, à paisagem do Douro.“Das viagens que eu fazia desde jovem, ou seja, os caminhos-de-ferro, os comboios, as margens do Douro e dos outros rios afluentes, aqueles mais familiar seriam ou foram, e são o Távora e o Tua. Portanto, tudo circula dentro desta região e algum registro que eu tenho dessas viagens são todas memórias do tempo,” explicou.

Miguel Pérez, curador da exposição, destacou que este é um trabalho essencialmente de desenho. “ O desenho tem sido preponderante no percurso do Sobral Centeno e um trabalho que toca a abstração mas há sempre uma referência paisagística importante e uma referência também em termos temáticos das próprias locomotivas que, como disse, acabaram por interferir bastante na paisagem magnífica do Douro e na maneira como nós também percecionamos a paisagem, porque com a velocidade do comboio evidentemente essa perceção acabou por ficar diferenciada”, disse.

Nos desenhos, os materiais utilizados são sobretudo tinta da china, carvão e acrílico.

A vereadora Vera Preto, do município de Mirandela, destacou o contraste do passado e do futuro, que este local representou e que agora se transformou num espaço de cultura.

“Há um passado que traz-nos memórias e que realmente nos identifica com aquilo que era a importância da ferrovia na região. Há um presente de luta constante e haverá com certeza um futuro em que a ferrovia será também uma realidade novamente na nossa região”, frisou.

A antiga estação Ferroviária de Mirandela é o palco da exposição Caminho Mão Ferro de Sobral Centeno até 12 de julho.

Escrito por Rádio Brigantia.
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário