Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Projeto “Melodias da Memória”- Memórias que ganham vida através da música

 A música tem o poder de nos transportar, de nos fazer viajar no tempo e de despertar memórias que vivem em nós.


O Centro Social e Recreativo de Espinhoso e o Centro Social e Paroquial de Rebordelo acolheram, ontem, o arranque do projeto “Melodias da Memória”, uma iniciativa do Município de Vinhais, que levará a música às IPSS do concelho com resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

O projeto tem como objetivo geral proporcionar momentos de bem-estar emocional, estimulação cognitiva e interação social, através da música, às pessoas institucionalizadas nas ERPI do concelho de Vinhais. Pretende ainda estimular memórias afetivas por meio de canções significativas, promover a participação ativa e a socialização, criar ambientes de alegria, conforto e vínculo emocional, reduzir o isolamento e a monotonia do quotidiano e incentivar a expressão individual e coletiva.

Desenvolvido pelo Professor Alexandre Rodrigues, o projeto contempla a realização de uma sessão semanal de música, com a duração de uma hora, em cada IPSS abrangida, garantindo uma intervenção regular, contínua e estruturada junto dos utentes.

A sessão de arranque evidenciou o impacto positivo da iniciativa, perspectivando-se que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e que promova a criação de novas memórias. 

A Câmara Municipal de Vinhais reafirma, assim, o seu compromisso com a promoção do envelhecimento ativo, da inclusão social e da valorização da identidade cultural do concelho.

Cuidar dos nossos é preservar a nossa história e manter viva a nossa identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário