O Centro Social e Recreativo de Espinhoso e o Centro Social e Paroquial de Rebordelo acolheram, ontem, o arranque do projeto “Melodias da Memória”, uma iniciativa do Município de Vinhais, que levará a música às IPSS do concelho com resposta social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).
O projeto tem como objetivo geral proporcionar momentos de bem-estar emocional, estimulação cognitiva e interação social, através da música, às pessoas institucionalizadas nas ERPI do concelho de Vinhais. Pretende ainda estimular memórias afetivas por meio de canções significativas, promover a participação ativa e a socialização, criar ambientes de alegria, conforto e vínculo emocional, reduzir o isolamento e a monotonia do quotidiano e incentivar a expressão individual e coletiva.
Desenvolvido pelo Professor Alexandre Rodrigues, o projeto contempla a realização de uma sessão semanal de música, com a duração de uma hora, em cada IPSS abrangida, garantindo uma intervenção regular, contínua e estruturada junto dos utentes.
A sessão de arranque evidenciou o impacto positivo da iniciativa, perspectivando-se que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de vida dos participantes e que promova a criação de novas memórias.
A Câmara Municipal de Vinhais reafirma, assim, o seu compromisso com a promoção do envelhecimento ativo, da inclusão social e da valorização da identidade cultural do concelho.
Cuidar dos nossos é preservar a nossa história e manter viva a nossa identidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário