Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

EXPOSIÇÃO “DESMASCARAR O MEDO” REVELA 20 ANOS DAS MÁSCARAS DE OUSILHÃO EM VINHAIS

 O Centro Cultural de Vinhais acolhe, de 24 de janeiro a 3 de maio de 2026, a exposição de fotografia “Desmascarar o Medo — 20 invernos entre o tempo das máscaras de Ousilhão”, da autoria do fotógrafo António Morais.


A mostra propõe uma viagem visual intensa por uma das tradições mais emblemáticas do Nordeste Transmontano, documentando duas décadas de rituais associados às máscaras de Ousilhão. Através da fotografia, o autor explora a força simbólica da máscara, do fogo e do ritual enquanto expressões de identidade coletiva, memória e resistência cultural.

O trabalho de António Morais destaca-se pelo olhar próximo e sensível sobre uma tradição ancestral que continua viva, cruzando passado e presente e afirmando a importância do património imaterial na construção da identidade local.

A inauguração está marcada para o dia 24 de janeiro, às 16h00, com entrada livre, convidando a comunidade e visitantes a descobrir ou revisitar uma prática cultural única do concelho de Vinhais.

Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário