Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

SEM DIPLOMA NÃO SE PASSA DE HABILIDOSO

Por: Humberto Pinho da Silva 
(Colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

Artista: Alfred-Arthur Brunel de Neuville

 A semana passada recebi a inesperada visita de amigo. Daquele que escrevem pelo Natal e telefonam pelo aniversário. Recebi-o na sala de visitas, que é, igualmente sala de jantar, já que o apartamento é pequeno.

Vivia nos arredores, mas a idade, e a dificuldade de movimentação, obrigaram-me a morar no centro, em prédio de Esquerdo – Direito, com vizinhos, felizmente, educados, pelo menos no meu andar.

Enquanto conversamos e petiscávamos biscoitos da velhíssima fábrica de Valongo, acompanhados a Vinho do Porto, meu amigo reparava nos quadros que brilham pelas paredes, principalmente para o óleo, que mostra natureza morta. Sabendo que era de meu pai, elogiou-o:

- Dou-lhe os meus parabéns! Seu pai tem muita habilidade! Pensava que só escrevia...

Respondi-lhe que expôs poucas vezes, mas, mesmo assim, está representado em várias pinacotecas. Então, acercou-se da tela, para melhor apreciá-la, e:

- Como aprendeu a pintar?

- Tinha o curso das Belas – Artes. Foi discípulo de Acácio Lino, e Joaquim Lopes, e recebeu noções de escultura do Mestre Teixeira Lopes.

Meu amigo, melhor diria – conhecido, – escancarou a boca de espanto, e continuou:

-Logo vi, que era artista!...

Era artista, porque frequentara as Belas – Artes.

 -Disse, com razão, Marden, in: Poder da Vontade": "Dá-se mais importância ao diploma, que representa sabedoria fictícia, que a verdadeira sabedoria, sem a garantia de diploma".

Eis o motivo de Erasmo, após ter obtido o grau de doutor, resolveu ir a Itália:" Porque ninguém, mesmo as pessoas sensatas, acreditam no nosso mérito, se não atravessarem o oceano", disse Léon E Halkin, no livro: "Erasmo".

O mesmo acontece a muitos, no nosso tempo, que procuram obter o doutoramento em Universidades estrangeiras... para que lhes deem valor à sua sabedoria.

Escreveu Silva Pinto, sobre Cesário Verde: " Matriculou-se no Curso, em homenagem às Letras, como se as Letras lá estivessem no curso."


Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG” e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário