Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Estação das Artes de Mirandela recebeu mais de 5800 visitantes em 2025

 Espaço foi requalificado e aberto ao público tendo recebido pessoas de vários pontos do país e do mundo


A Estação das Artes, em Mirandela, que foi recentemente requalificada e aberta ao público, recebeu mais de 5800 visitantes ao longo do ano passado.

Segundo o presidente da câmara da Cidade, Vítor Correia, a antiga estação ferroviária, que abriu portas em setembro de 2024, afirma-se agora como um dos principais polos culturais do concelho, oferecendo à cidade um espaço patrimonial com novas valências culturais e artísticas. E Vítor Correia esclarece ainda que este é apenas o número de visitantes das exposições.

“Não estamos aqui a considerar os eventos que têm que ser aqui realizados, nomeadamente concertos. Tivemos também um evento de grande notoriedade, que é o Tenaz, onde passaram por aqui naquele fim de semana, provavelmente mais de 4 mil pessoas nos dois dias. É uma forma também de promover este mesmo edifício, que teve aqui um investimento na ordem dos 2 milhões e meio, e que agora o nosso grande desafio é efetivamente dar-lhe aqui vida, dar-lhe alma”, contou.

O autarca assinala ainda que a requalificação e abertura deste espaço é uma mais valia para o concelho.

“Quem o visita dá os parabéns, porque de facto o espaço, que estava a cair, foi bem recuperado, manteve a sua traça original, eu acho que foi muito bem conseguido e temos a certeza que foi o caminho certo e a decisão certa que tomamos, sem prejuízo de poderem vir e de se realizarem aqui outros eventos”, disse ainda.

Vítor Correia manifesta grande esperança que o comboio volte, brevemente, a passar ali.

O imóvel tinha vindo a degradar-se, sobretudo, desde a desativação da linha ferroviária entre Mirandela e Bragança, em 1991. A obra de requalificação terminou em 2024, num investimento do município de Mirandela, dois milhões e meio de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários do Norte 2020, que só foi possível realizar depois de, em 2019, a câmara e a Infraestruturas de Portugal terem celebrado um contrato de comodato que garante ao município o usufruto do edifício e terrenos envolventes por um período de 50 anos.

O equipamento acolhe ainda o Posto de Turismo de Mirandela.

Escrito por Brigantia.
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário