quarta-feira, 22 de abril de 2015

Escola Portuguesa

...continuação
Com o projecto do Ministro António Carneiro Pacheco, as primeiras letras bastariam para que a Nação aprendesse a lição de Oliveira Salazar.
Para comemorar o 10º aniversário da investidura do Dr. Oliveira Salazar como Ministro das Finanças, foi editada uma pequena colecção de cartazes intitulada "Escola Portuguesa" no ano de 1938. Estas gravuras foram desenhadas por Martins Barata eram colocadas nos estabelecimentos de ensino.
As disciplinas ministradas nestas escolas primárias, eram a Matemática, História, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e Religião e Moral. Os manuais escolares da primária, mantiveram-se iguais durante décadas. Na escola chegavam a cantar a tabuada e tinham que saber, entre outras coisas, o nome de todos os rios com seus afluentes, serras e linhas de caminhos-de-ferro portugueses de Portugal Continental e Ultramarino.. Quando se queria ir à casa-de-banho, pedia-se para “ir lá fora”.

Mapas utilizados nas escolas primárias
Campanha de Alfabetização de adultos
Panfleto do Estado Novo de 1945
 Livro de Leituras para a 2ª Classe em 1941
Livro de Ciências para a 4ª Classe em 1941
 "O Livro da Primeira Classe" editado pelo Ministério da Educação Nacional em 1954
  Páginas deste livro
Na província os alunos tinham que pedir a bênção ao professor e “beijar a mão” uma vez que também eles eram seus educadores. Em Lisboa tinham de dar os bons-dias em coro ao professor. Em algumas escolas davam óleo de fígado de bacalhau, que era um complemento alimentar.
Só os filhos das famílias com posses tinham oportunidade de estudar e muitos dos nossos idosos ou não chegou a aprender a ler na infância ou concluíram a instrução primária. Muitos só em adultos concluíram a quarta classe.
Tabuada
Anúncio de 1876
Era usual, como na minha escola, o uso da palmatória cujo número de reguadas era proporcional à gravidade da falta de saber ou castigo. Outros castigos eram aplicados como de pé virado para a parede, de joelhos debaixo da secretária da professora, etc … Ao aparecer alguma visita na sala de aula, ou inspector do Ministério da Educação os alunos levantavam-se e faziam a saudação da "Mocidade Portuguesa".
    "Cena de Escola" de 1960
No período do Estado Novo, concluída a instrução primária com um exame da quarta classe obrigatório na sede do concelho, apenas os filhos das famílias mais favorecidas seguiam estudos para o Liceu. O Liceu era encarado como a preparação para o ensino Universitário.
Outros livros escolares utilizados durante o Estado Novo
Para os filhos das famílias de classe média, a opção passava pelos cursos técnico-profissionais na Escola Industrial e Comercial. Exemplos são a Escola Comercial de Patrício Prazeres e a Escola Industrial Afonso Domingues. Às famílias economicamente mais desfavorecidas, a única alternativa que restava, aos pais quanto ao futuro dos filhos, era limitada à aprendizagem de uma arte ou ofício na freguesia ou áreas próximas.

in:restosdecoleccao.blogspot.pt

3 comentários:

  1. Bom dia

    Sou estudante de design e estou a fazer a minha tese de mestrado sobre a revisitação do património lúdico tradicional português – jogos tradicionais - através da ilustração. Procuro compreender qual o impacto que as mudanças de natureza social, espacial, física, lúdica, pedagógica e gráfica, ocorridas no último século, tiveram no desaparecimento progressivo dos jogos da vida das pessoas.
    Uma vez que também o seu blog (que aprecio bastante) resgata assuntos da nossa identidade, gostava de saber se tem/sabe de algum livro sobre
    esse assunto, ou se me podem ajudar ou aconselhar de alguma forma..

    Atentamente
    Catarina Luís
    Email: catarinaramalholuis@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Neste blogue, pode encontrar várias publicações sobre jogos tradicionais e fotos originais.
    utilize a pesquisa do blogue.

    ResponderEliminar