Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Vaga de frio chega aos oito negativos

Bragança e Vinhais serão os concelhos mais fustigados pela vaga de frio que esta sexta e sábado se vai abater na região.O Instituto de Meteorologia colocou o distrito em aviso laranja devido às baixas temperaturas que se vão fazer sentir.  Os técnicos da meteorologia prevêem que o termómetro vai descer aos oito graus negativos.Nada a que os transmontanos não estejam já habituados.“Aqui para a nossa região estas temperaturas não são significativas.
As noites de sexta e sábado serão as mais complicadas e os concelhos de Bragança e Vinhais serão os mais fustigados por esta vaga de frio” refere o comandante da Protecção Civil de Bragança, acrescentando que “não irá além dos 7 ou 8 graus negativos. Algo que as gentes do nosso distrito estejam desabituadas”.Além dos conselhos de autoprotecção a ter em conta especialmente pelos grupos de risco (crianças, idosos e portadores de patologias crónicas), Carlos Alves chama a atenção para outras situações.
“Os aquecimentos com combustão que são muito vulgares na nossa região como é o caso de braseiras e lareiras, pois se os locais não forem ventilados podem causar intoxicação” afirma. “Também se deve evitar os dispositivos de aquecimento durante a noite, principalmente os que estão ligados à corrente eléctrica” acrescenta.
Por outro lado, salienta que “a rede familiar e de vizinhança deve estar mais unida nesta altura sobretudo por causa dos mais idosos. Devem estar atentos a qualquer situação anómala de forma a informar e se poder socorrer em tempo oportuno”.
Quanto à circulação automóvel aconselha-se alguma prudência na estrada, principalmente nos locais mais altos e sombrios, devido à formação de gelo.
Ainda assim, a Estradas de Portugal e as concessionárias da auto-estrada transmontana, IP2 e IC5 estão a proceder ao espalhamento de sal.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário