Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Quadricíclos para “cruzar” as linhas férreas inativas

Um grupo de investigadores das Universidades do Minho e do Porto estão a desenvolver um quadriciclo que vai permitir passear nos 800 quilómetros de linhas de caminho-de-ferro desativadas em todo o país.
O sistema não aparenta muitas complicações. Colocam-se duas bicicletas em cima de uma plataforma que parece um carrinho de rolamentos, adaptam-se aos mecanismos de tração da mesma e está montando o “Rail Bike Adaptor”. Depois é só dar ao pedal e apreciar a paisagem.
O protótipo foi apresentado ontem na linha do Tua, junto à Estação de São Lourenço, em Carrazeda de Ansiães.
O investigador da Universidade do Minho Carlos Barbosa, explica o objetivo:
Em França e Alemanha já se utilizam na linhas ferroviárias desativadas veículos puxados a pedais onde podem ir várias pessoas. O quadriciclo português é diferente:
Esta ideia desenvolveu-se no âmbito do doutoramento Líderes para Indústrias Tecnológicas promovido pelo programa MIT-Portugal.
Eduardo Beira, professor deste organismo, diz que poderá ser muito interessante fazer um percurso no quadriciclo naquela zona do concelho de Carrazeda:
Enquanto tentam desenvolver e aprimorar o Rail Bike Adaptor para usar, por exemplo, na parte desativada da linha do Tua, os promotores envolvidos das Universidades do Minho e Porto estão a trabalhar já numa outra versão do protótipo baseada em skates para explorar o mesmo conceito.

Informação CIR (Rádio Ansiães)

Sem comentários:

Enviar um comentário