Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Capela de Santo Amaro restaurada e elevada a santuário

A capela de Santo Amaro, em Vilarinho, na freguesia de Espinhosela, em Bragança é agora Santuário Diocesano. A designação foi atribuída recentemente pelo bispo de Bragança e Miranda, D. José Cordeiro.
O pároco da aldeia, padre Carlos Estevinho, salienta que esta atribuição vem “ alargar uma capela de âmbito privado a âmbito diocesano”. 
O anúncio desta distinção da capela de Santo Amaro foi feito sábado, durante a cerimónia de inauguração das obras de restauro do retábulo. 
A intervenção demorou cerca de 3 meses, um tempo recorde, segundo os responsáveis pelos trabalhos. Olga Santa Bárbara esclarece que o altar em talha barroca com folha de ouro se encontrava em muito mau estado. 
A responsável técnica pela recuperação explica que durante as obras de restauro dos quadros que ladeiam o retábulo descobriram quatro pinturas até agora desconhecidas. “São quatro pinturas sobre tábua que estavam ocultas e que o povo não tinha memória de existirem”, descreve a responsável. 
As obras num total de 15 mil euros foram pagas integralmente com as poupanças das várias comissões de festas. 
O presidente da junta de freguesia de Espinhosela, Telmo Afonso, enaltece o esforço da população. “É de um esforço financeiro da população tremendo. Este restauro foi realizado só com o dinheiro que se foi juntando através das diversas comissões de festas”. 
Com a atribuição da designação de santuário, Telmo Afonso reclama a construção de instalações sanitárias para servir o templo, situado num monte e ligeiramente afastado da localidade. 
O repto foi lançado ao vice-presidente da câmara municipal de Bragança, Paulo Xavier, que mostrou disponibilidade em apoiar as obras. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário