Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Distrito de Bragança tem uma das poucas barbeiras do país

Quando perguntam a Maria de Sá o que faz da vida, responde com orgulho: “sou barbeira”. É na aldeia de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que encontramos aquela que será uma das poucas barbeiras do país.
Um ofício que herdou do pai aos 12 anos e que ainda mantém aos 66.”O meu pai era barbeiro e tinha uma família numerosa, mas só eramos raparigas. Ele tinha mais de duzentos clientes e também trabalhava na lavoura. Vinha muito cansado para casa e por isso decidi começar a ajudá-lo, até hoje”, conta Maria de Sá. 
Uma profissão seguida maioritariamente por homens mas que esta barbeira transmontana exibe com orgulho. Ainda que também corte cabelos a mulheres não quer ser chamada de cabeleireira. 
Há mais de 50 anos a fazer a barba e a cortar cabelos aos habitantes de Lamalonga e de aldeias vizinhas, Maria de Sá garante que continua a ser muito procurada. Normalmente trabalha em casa mas para mostrar a sua arte esteve presente na Feira Romana de Lamalonga, que decorreu este fim-de-semana. 
Uma das poucas barbeiras do país mora na aldeia de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário