Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Presidente de Mascarenhas pediu renúncia do mandato há mais de um mês mas ainda nada foi decidido

A polémica está instalada na Freguesia de Mascarenhas. Há mais de um mês que o presidente daquela Junta do concelho de Mirandela escreveu uma carta ao presidente da Assembleia de Freguesia a pedir a renúncia do seu mandato, mas até agora ainda nada foi decidido.
Ao que parece incompatibilidades irreversíveis entre os presidentes dos dois órgãos autárquicos levaram a este pedido de renúncia de José Mário Mesquita, eleito nas listas do PSD, nas autárquicas de 2013. Uma situação de impasse em Mascarenhas. O presidente da Junta já pediu a renúncia do mandato, há mais de um mês, mas nada foi decidido. 
Entretanto, apuramos que está agendada uma reunião da Assembleia de Freguesia para o dia 5 de Setembro com a intenção de resolver este imbróglio. Apesar de se recusarem a prestar declarações sobre o caso, quer o presidente da junta, José Mário Mesquita, quer o presidente da Assembleia de Freguesia, Luís Amendoeira, ambos eleitos nas listas do PSD, confirmaram o pedido de renúncia do autarca. 
Ao que apuramos, uma divergência de opiniões entre os dois, relativamente a um processo administrativo daquela freguesia, acabou mesmo em agressões verbais. 
Perante isto, no passado dia 10 de Julho, o presidente da Junta, José Mário Mesquita, escreveu ao presidente da Assembleia de Freguesia, referindo que, depois daquele episódio, não estavam reunidas as condições mínimas à sua continuidade como presidente da junta de Freguesia de Mascarenhas, solicitando a renúncia do seu mandato. 
Mais de um mês depois, o presidente da Assembleia de Freguesia ainda não tomou qualquer decisão e a junta está numa espécie de gestão corrente sem poder tomar decisões estruturantes para a freguesia com claro prejuízo para os 550 habitantes. Segundo a Lei, as vagas ocorridas nos órgãos autárquicos são preenchidas pelo cidadão imediatamente a seguir na ordem da respectiva lista esgotada, em definitivo, a possibilidade de preenchimento da vaga de presidente, cabe à câmara municipal, após a comunicação do facto pelo presidente da assembleia de freguesia, proceder à marcação de novas eleições para a assembleia de freguesia, no prazo de 30 dias. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário