Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Comemorações 500 anos do Foral Manuelino de Bragança

A 11 de Novembro de 1514 à cidade de Bragança foi outorgado o Foral Novo dado pelo Rei D. Manuel I. Assinala-se este ano os 500 anos da atribuição do Foral Manuelino à cidade de Bragança. Para celebrar esta data o programa das comemorações será promovido em diferentes espaços culturais da cidade.

O Museu do Abade de Baçal recebe a exposição “Os Forais Novos de Trás-os-Montes” a inaugurar às 18h00, apresentando-se de seguida a edição comemorativa dos “500 anos do Foral Manuelino de Bragança” (pelas 18h30). 

 Ainda nesse âmbito, e pelas 19h30, será apresentada no museu a peça de António Afonso “O inefável foral D’El Rei e Senhor Dom Manuel”, que com encenação do próprio autor, será dramatizado pelo "Grupo de Teatro Bragança Histórica". Durante todo o dia ainda no Museu do Abade de Baçal, serão igualmente promovidas oficinas para a comunidade escolar sobre o tema “O meu Foral”. 

Por sua vez, o Arquivo Distrital de Bragança é o local elegido para a recriação do cortejo e da refeição quinhentista aberto a todos que pretendam acompanhar estas atividades. A noite prolonga-se com a participação dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança, a ter início às 21h30, nos claustros do Arquivo Distrital de Bragança. 

Com este conjunto de eventos pretende-se proporcionar um melhor conhecimento da nossa história local, da nossa identidade cultural e da nossa vivência coletiva, estimulando a comunidade a participar nesta (re)descoberta de história da cidade de Bragança. Algumas atividades do programa comemorativo serão repetidas ao longo do ano. 

Tratando-se de um evento de cariz cultural esta é, também, uma boa ocasião para revisitar o Museu do Abade de Baçal e o Arquivo Distrital de Bragança e melhor conhecer a sua programação cultural. 

As entradas em todos os espaços são livres. 

Organização: Museu do Abade de Baçal, União de Juntas de Freguesia Sé, Santa Maria e Meixedo, Arquivo Distrital de Bragança, Instituto Português do Desporto e Juventude e Associação Bragança Histórica 
Local: Museu do Abade de Baçal e Arquivo Distrital de Bragança
Quando:11 de Novembro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário