Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Deputados do PSD defendem reforço do apoio a frutos secos de Trás-os-Montes

Um grupo de deputados do PSD defenderam hoje um reforço dos apoios à produção de frutos secos, como a castanha e a amêndoa, na região de Trás-os-Montes.

Depois de uma visita a esta região, os parlamentares concluíram pela necessidade de "maior interação entres instituições públicas e privadas" e da criação de instrumentos de incentivo às organizações de produtores. 

Os deputados Pedro do Ó Ramos, Nuno Serra, Pedro Lynce, Maurício Marques, Luís Pedro Pimentel, Maria José Moreno e Adão Silva realizam hoje uma visita ao distrito de Bragança, inserida no "Roteiro Agrícola do PSD", durante a qual contataram com investigadores, produtores e empresas. 

Numa nota enviada às redações, relatam que testemunharam "o forte crescimento da produção de castanha acompanhado por uma indústria e comercialização reforçada, conseguindo valorizar o produto para exportação". 

Todavia, a economia da região, "muito depende da fileira dos frutos secos, enfrenta grandes desafios relacionados com o acréscimo de pragas e doenças que poderão comprometer toda a fileira da castanha, caso a investigação não se torne mais aplicada". 

Nesse sentido, e apesar de terem testemunhado projetos de investigação inovadores que visam combater e inverter o eventual declínio da cultura da castanha, entendem que "há ainda necessidade de novas medidas nesta área para manter o ritmo de crescimento desta cultura". 

O vice- presidente do grupo parlamentar do PSD, Pedro do Ó Ramos, defende "o incremento de parcerias entre Estado, Instituições de Ensino Superior e empresas para enfrentar a crescente incidência de patologias vegetais". 

Por outro lado, considera "fundamental criar mais instrumentos para incentivar as organizações de produtores para fortalecer a dinâmica empresarial, associada a estas fileiras, cruciais na economia local, regional e nacional".

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário