Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Obras da Barragem da Esteveinha já estão concluídas

Estão concluídas as obras de reabilitação do perímetro de rega da Barragem da Esteveinha , no concelho de Alfândega da Fé. Um projecto a cargo da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que teve início há 5 anos.
Um dos impulsionadores foi o presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé. Eduardo Tavares não tem dúvidas que esta é uma obra essencial para os agricultores alfandeguenses. “Esta obra é muito importante para os alfandeguenses porque visa substituir uma rede de rega já bastante envelhecida, devoluta, que estava a pôr em causa o regadio em toda esta zona. 
Com esta nova rede estão repostas as condições para continuar a haver um forte dinamismo e novas plantações de cereja, olival e amendoal”, saliente Eduardo Tavares. 
O presidente da Cooperativa Agrícola espera que estas obras venham resolver o problema da gestão da água no perímetro de rega da Barragem da Esteveinha, que dura há mais de 40 anos. “Era uma obra há muito tempo ansiada pelos alfandeguenses porque nos últimos 40 anos houve uma grande anarquia na organização e na gestão deste perímetro de rega”, considera o responsável. No perímetro de rega, que com as obras aumentou de 196 para 270 hectares, a barragem tem cerca de 54 beneficiários, estimando-se que existam mais de 200 utilizadores fora desta área. 
Joaquim Ribeiro, presidente da Associação de Beneficiários da Barragem da Esteveinha, explica que o objectivo, a curto prazo, é alargar a ligação à barragem aos utilizadores precários. “Numa segunda fase, tencionamos executar as ligações à parte precária, com o apoio da Câmara Municipal e dos próprios particulares estão a custear algumas despesas, nomeadamente a execução de valas para enterrar a conduta comum”, revela o responsável da associação. 
As obras da Barragem da Esteveinha tiveram um custo de cerca de um milhão e 200 mil euros, comparticipados em 75 por cento pelo PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário