Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Outeiro já tem oficialmente Basílica

A igreja de Santo Cristo de Outeiro, no concelho de Bragança,  já é oficialmente basílica. As cerimónias oficiais de promulgação do título decorreram no sábado.
O pedido formal de atribuição do título de basílica foi enviado a Roma a 5 de Maio. O decreto enviado pela Santa Sé a conceder o mesmo foi lido em Outeiro no passado dia 12 de Julho. Agora, Outeiro tem oficialmente uma basílica. 
O bispo da diocese de Bragança Miranda, D.José Cordeiro, explica que a concessão do título de basílica se deve, além do valor arquitectónico desta igreja, á fé no Santo Cristo de Outeiro que dura há mais de três séculos. “Tem mais de 300 anos e o motivo inicial foi o milagre que aqui se operou, aquele cristo que veneramos no altar-mor desta igreja, suou, diz a lenda e também alguns documentos da história desse tempo. A partir daí várias pessoas se associaram em Confraria em Portugal e em Espanha. Só assim se explica a maravilha e o milagre desta igreja aqui em Outeiro”, salienta D. José Cordeiro. 
Foi há 30 anos que o então bispo diocesano D. António Rafael falou pela primeira vez da necessidade da atribuição deste título. Agora D. José Cordeiro concretizou a ideia. Mas depois do título atribuído, o que será que vai mudar para as cerca de 200 pessoas que habitam diariamente na freguesia. 
O presidente da Junta, César Garrido acredita que este título poderá incentivar o investimento no sector do turismo. “Poderá ser uma mais valia para a freguesia e também para o concelho. Agora temos de tentar algum investimento que possa ajudar a fixar as pessoas na freguesia, essencialmente ao nível da restauração e de turismo de habitação”, sublinha o autarca. 
A Direcção Regional de Cultura do Norte está a proceder a obras de restauro da talha barroca dos altares na basílica que rondam os 400 mil euros, comparticipados por fundos comunitários. Prevê-se que estejam prontas até ao final do ano. 
A basílica de Outeiro e a atribuição do título de basílica é o tema de uma reportagem poderá ler na edição desta semana do Jornal Nordeste, a partir de amanhã nas bancas.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário