As equipas de Emergência Interna foram criadas há cerca de um ano e meio nos hospitais do distrito e só em Bragança já foram activadas 47 vezes para responder a situações de agravamento súbito do estado clínico de doentes internados e de pessoas que se deslocam ao hospital.
A emergência intra-hospitalar chegou às unidades hospitalares do distrito de Bragança em 2013, para garantir uma resposta rápida dentro de portas.
Norberto Silva, enfermeiro chefe do Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica de Bragança, garante que estas equipas estão disponíveis 24 horas por dia todos os dias da semana para intervir em caso de emergência.
Em um ano e meio, o responsável assegura que o balanço do funcionamento destas equipas, compostas por um médico e um enfermeiro, é positivo e já ajudaram a salvar vidas.
O responsável acrescenta que é o serviço de Ortopedia que até agora regista um maior número de activações, mas realça que o trabalho da emergência intra-hospitalar abrange todos os serviços.
As situações de paragens cardio-respiratórias representam cerca de 20 por cento do número de activações, mas o trabalho destas equipas é mais abrangente, são activadas sempre que haja uma alteração súbita do estado de saúde dos utentes.
Informação CIR (Rádio Brigantia)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário