Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ULS quer dar prioridade aos casos de enfarte nas Urgências

A Unidade Local de Saúde do Nordeste vai criar a Via Verde Coronária, para dar prioridade aos casos de enfarte. Actualmente estão a funcionar as vias verdes do AVC, Sepsis e Trauma.
Esta última vai também ser alargada às Urgências de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Mogadouro.
O director Clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, adianta que o objectivo é alargar estes atendimentos prioritários nos serviços de Urgência do distrito durante este ano.
“Pretendemos obviamente evoluir nas vias verdes e alargá-las, não só na Unidade Hospitalar de Bragança e Mirandela, arrancar com uma via verde coronária que será efectuada em parceria com uma Unidade Hospitalar que tenha hemodinâmica, como pretendemos alargar a via verde de trauma para Mirandela, Macedo e Mogadouro”, explica Domingos Fernandes.
Em relação à Via Verde do AVC, que funciona apenas na Urgência de Bragança, o director clínico afirma que não há planos para ser alargada, devido às especificidades deste problema de Saúde. A melhoria do atendimento nesta área passa pela prioridade dada aos casos de AVC.
“O que se pretende é que sejam identificados precocemente nos serviços de urgência e sejam adequadamente referenciados. Isso significa que seriam prioritários, porque nós muitas vezes temos AVC com baixa prioridade em termos de triagem de Manchester. O que se pretende é torná-los prioritários nos outros serviços de urgência e encaminhá-los precocemente para um centro que efectue trombólise, que é Bragança”, explica o responsável.
Domingos Fernandes assegura que as vias verdes têm contribuído para aumentar a qualidade dos serviços, reduzindo custos.
“ O atendimento prioritário e de acordo com protocolos adequados vai reduzir muito a mortalidade e a morbilidade destes doentes, trauma, AVC e Sepsis, e isso significa que vamos ter internamentos mais curtos, menor morbilidade e associados à morbilidade que é mais baixa temos também a redução de custos”, explica o director clínico.
A ULS do Nordeste vai criar a Via Verde Coronária em Bragança e Mirandela para dar prioridade aos casos de enfarte e vai alargar a Via verde do Trauma a todos os serviços de Urgência do distrito.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário