Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Bombeiros de Bragança comemoram 125 anos com festa

Os bombeiros de Bragança prepararam um programa para os próximos meses com eventos para toda a comunidade para festejar 125 anos da corporação e que inclui as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, divulgou hoje a associação humanitária.

Bragança recebe a 24 de maio as cerimónias do Dia do Bombeiro que deverão contar com a presença da ministra da Administração Interna, segundo adiantou o presidente da associação, Ruy Correia, que apresentou um programa para festejar até ao final do ano com gala, "color run", concertos e, entre outros eventos, uma "rave party" no túnel da cidade ainda pendente de autorização.

A 30 de maio é o Dia do Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Bragança com desfile de carros antigos usados ao serviço da população e com prendas já asseguradas, nomeadamente duas ambulâncias novas, uma oferta da câmara local, de acordo ainda com o dirigente.

Os 125 anos, como explicou, é uma data que tradicionalmente os bombeiros comemoram, com direito a um bónus financeiro do Estado de cerca de 30 mil euros, e os de Bragança quiseram envolver "toda a sociedade" servida pela corporação, que faz diariamente o equivalente a uma viagem entre Lisboa e Moscovo, mais de cinco mil quilómetros nas viaturas de socorro e emergência.

O programa arranca dia 30 de abril com a presença na Feira das Cantarinhas, e em maio estão programados passeios todo-o-terreno, encontro de fanfarras e um festival de tunas.

Em junho, os bombeiros vão em peregrinação a Fátima e quando regressarem aguarda-os a animação de uma "color run" (corrida colorida) organizada em parceria com o instituto politécnico.

Julho é um mês de passeios música, agosto fica reservado ao apoio às festas de verão e para setembro uma corrida noturna e música no túnel que é ainda apenas uma ambição.

A Câmara de Bragança está, segundo Ruy Correia, a estudar se, do ponto de vista técnico, o túnel "aguenta os decibéis elevados" da música de uma "rave party".

Ainda em setembro, há corrida de carrinhos de rolamentos e em outubro um torneio de sueca.

Novembro é o mês da gala dos bombeiros e dezembro encerra as comemorações com a festa da padroeira.

Ao longo destes meses estão também programados dias abertos às escolas.

"Tivemos em conta toda a sociedade", garantiu o presidente da associação humanitária que convidou várias artistas a pintarem um mural alusivo á data.

A pintora transmontana Graça Morais oferecerá uma gravura para distribuir pelos convidados na gala dos bombeiros.

As festividades vão custar cerca de "65 mil euros e 30 mil já estão cobertos por algumas empresas", inclusive pelo apoio que a Câmara deu com a oferta da bilheteira da pista de gelo que animou o Natal em Bragança.

O presidente da associação gostaria de receber outra prenda de aniversário que está dependente da possibilidade de financiamento dos 135 mil euros necessários do programa Portugal 20/20 e que são as obras para remodelar a cobertura do quartel que contém amianto.

Outra necessidade ainda sem perspetiva de concretização é um hangar para colocar as viaturas de transporte de água, que só servem praticamente para levar água às populações em tempo de seca, e estão muito tempo paradas sem um espaço coberto para as colocar.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário