terça-feira, 5 de maio de 2015

"Encontradouro", o festival literário internacional da região do Douro vai homenagear Miguel Torga na sua primeira edição

Chama-se "Encontradouro" e é o primeiro festival literário do Douro que na sua primeira edição pretende homenagear o escritor transmontano, Miguel Torga.

A primeira edição do "Encontradouro" realizar-se-á entre os dias 7 e 10 de Maio e juntará cerca de 30 escritores na aldeia de São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa, terra natal do autor de “Contos da Montanha”. 

O presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, afirmou, citado pela Agência Lusa, que o "Encontradouro" vai ser um "importante veículo de promoção cultural e do próprio território", pois, durante os quatro dias, far-se-á uma "articulação com a comunidade escolar, instituições e empresas" da região.

Durante os dias do festival literário os escritores participantes nesta primeira edição vão visitar também escolas do concelho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Durante o evento haverá também lançamento de livros, concertos, exposições e sessões de cinema.

"A ideia é atrair as pessoas cruzando com a literatura outras artes como o cinema, a música e a pintura e também a ciência, porque a cultura não é só literatura", afirmou Francisco Guedes, organizador do festival, citado pela Lusa.

Na primeira edição do festival vão estar presentes os escritores Eduardo Lourenço, Afonso Cruz, Válter Hugo Mãe, Jorge Sousa Braga, Maria Manuel Viana, Julieta Monginho, Fernando Pinto do Amaral, Ana Margarida de Carvalho J.P. Simões, Olivier Rolin (França), Mario Delgado Aparaín (Uruguai), José Manuel Fajardo (Espanha), Germano Almeida (Cabo Verde) e Ana Paula Tavares (Angola).

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário