Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Teatro na Sé: Bragança acolhe «Sermão da Sexagésima ou do Bom Ladrão»

Sé Velha de Bragança
A Direção Regional de Cultura do Norte dá continuidade, já no próximo fim-de-semana, ao Ciclo de Teatro sob a égide do Padre António Vieira, a decorrer até 14 de junho, nas sete cidades onde se situam as Sés do Norte de Portugal.

Depois dos espetáculos já realizados em Miranda do Douro e Vila Real, com a apresentação de “Payassu: O verbo do Pai” (por Marcelo Lafontana), será agora a vez da Antiga Sé de Bragança (22 maio, 21h30) a acolher o “Sermão da Sexagésima ou do Bom Ladrão?”, com direção de projeto e interpretação de António Durães.

Esta iniciativa é uma ação imaterial integrada na Rota das Catedrais do Norte de Portugal, operação financiada pelo ON.2 – O Novo Norte, e surge no âmbito do calendário de iniciativas de índole cultural proposto para as Sés e Catedrais ao abrigo de um plano de intervenção mais alargado.

Tendo em vista a implementação de uma oferta cultural de excelência, a partir dos bens patrimoniais e em aliança com uma cuidada programação cultural, capaz de devolver os monumentos à comunidade, o projeto visa ainda, através da corresponsabilização de todos os atores intervenientes, promover a estima coletiva e o cuidado partilhado face a um património profundamente identitário, plural e multifacetado, memória viva de um povo.

As Sés de Braga, Lamego, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Miranda e Bragança integram a Rota das Catedrais a Norte, projeto que visa permitir uma leitura integrada do património catedralício a norte, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios. 

Para além da recuperação patrimonial de bens imóveis e móveis, o projeto Rota das Catedrais contempla uma vertente de investimento que procura estimular o turismo cultural, através da interpretação do património e significado dos lugares, dinamização da oferta cultural nos seus espaços e promoção da Rota e de cada um dos seus pólos. 

No Ciclo de Teatro dedicado ao Padre António Vieira, a Direção Regional de Cultura de Norte conta com as colaborações dos atores Marcelo Lafontana, António Durães e Jorge Alonso, que interpretam textos do Padre António Vieira, um dos maiores cultores da língua portuguesa. 

António Durães nasceu na Figueira da Foz em Março de 1961 e vive em Braga desde 1986. Estudou teatro na Escola de Formação Teatral do Centro Cultural de Évora, sendo ator profissional desde 1984. 

Tem trabalhado em estruturas diversas, como a Companhia de Teatro de Braga, o Teatro Nacional S. João, o Teatro Nacional D. Maria II, a ASSéDIO, o Centro Dramático de Évora, o Seiva Troupe, o Ensemble-Sociedade de Atores, os Artistas Unidos ou o Centro Cultural de Belém. 

Integra o coletivo Sindicato de Poesia, em Braga, desde a sua fundação. É, desde 2000, professor da disciplina de Interpretação no Curso de Teatro da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, do Porto. 

A convite da Direção Regional de Cultura do Norte interpreta o «Sermão da Sexagésima ou do Bom Ladrão» do Pe. António Vieira. O espetáculo será apresentado na Antiga Sé de Bragança (22 maio, 21h30) e na Sé Catedral do Porto (23 maio, 21h30) dando continuidade ao Ciclo de Teatro na Rota das Catedrais.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário