Uma pedra desprendeu-se do pórtico de uma das entradas da igreja de Santa Maria, em Bragança. Tudo aconteceu a semana passada, durante a noite, no templo junto do castelo de Bragança.
Os responsáveis da fábrica da igreja confrontam-se agora com a necessidade de proceder ao arranjo e consolidação da fachada, como explicou o padre Calado Rodrigues, um dos responsáveis da paróquia de Santa Maria e São Vicente.
“Para já pedimos um parecer à direcção dos monumentos nacionais e depois perante aquilo que eles disserem vamos proceder à recolocação daquela pedra ou de outra semelhante e consolidação de todas as outras para não se voltar a repetir”, esclareceu.
A queda da pedra não causou danos materiais nem feridos e foram colocadas barreiras por motivos de segurança.
O padre Calado espera que se consiga “resolver o mais rapidamente possível” a questão.
A igreja de Santa Maria, situada dentro das muralhas da Cidadela de Bragança, foi edificada no séc. XII, e reconstruída no séc. XVII, sendo considerada a igreja mais velha de Bragança.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário