Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de maio de 2018

Alfândega da Fé inaugura exposição sobre a indústria da tecelagem e das sedas

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal, que se assinala a 8 de maio, o Município de Alfândega da Fé vai inaugurar a exposição “Quando as periferias são centros: a indústria de tecelagem e das sedas”. Uma iniciativa que tem lugar às 15h30, na Galeria Manuel Cunha, da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e que vai estar patente até 29 de junho.
Trata-se de uma exposição documental e etnográfica que explica a história da sericultura e da indústria da seda em Trás-os-Montes e que será mote para se falar sobre a importância que a cultura da seda teve, em tempos, no concelho de Alfândega da Fé. A abertura da exposição contará com intervenções da Presidente da Câmara Municipal, Berta Nunes e do historiador alfandeguense, Francisco José Lopes, que serão seguidas de uma visita guiada, orientada por Ana Afonso, Diretora do Museu do Abade de Baçal.

O acervo inclui peças do Arquivo Distrital de Bragança, do Real Filatório de Chacim, da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, do Museu da Seda de Freixo de Espada à Cinta e da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. De destacar que vão estar patentes a Carta de Foral do Município e a Bandeira da Municipalidade de Alfândega da Fé, que pertencem ao Museu do Abade de Baçal. 

Durante a manhã cumpre-se a sessão solene do hastear da bandeira, às 10h00, no edifício da Câmara Municipal e o desfile da Banda Municipal de Alfândega da Fé. O Feriado Municipal celebra-se pelo terceiro ano consecutivo a 8 de maio, data que assinala a atribuição da Carta de Foral pelo Rei D. Dinis, em 1294, ao concelho de Alfândega da Fé.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário